Ludoteca distribui 100 jogos biodegradáveis no Dia das Crianças 

Ludoteca distribui 100 jogos biodegradáveis no Dia das Crianças 

Evento realizado na Zona Norte de Londrina contou com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão Cultura e Sociedade

Leiliani de Castro*

Agência UEL


A Ludoteca é um Programa de Extensão que acolhe, na UEL, crianças de 7 a 12 anos, oriundas da comunidade interna e externa. Duas vezes por semana, os pequenos se entretêm com atividades lúdicas, jogos e brincadeiras. Em comemoração ao Dia das Crianças, a Federação da Zona Norte organizou uma festa para a nova geração, com fut-sabão, cama elástica, cachorro quente, refrigerante, algodão doce e sorvete. A UEL, por meio da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Sociedade (Proex), apoiou a iniciativa. 

Os extensionistas da Ludoteca levaram jogos de xadrez, giz de cera e folhas para pintar, jogo de dardos, perna de pau e jogos de origem africana, sendo eles o “Mankala” e o “Shisima”. Este último, confeccionado pelo próprio grupo, com papel machê. Depois de ensinar as crianças a jogar, o Shisima era oferecido a elas como brinde. 

Neste vídeo, as extensionistas Geiza Amaral e Giovanna Cernev, ambas estudantes de Pedagogia, demonstram o jogo.

Geiza Amaral destaca o interesse das crianças pela história do jogo, bem como a confecção do tabuleiro: “Eles olham o material e não parece que é feito de papel”, comenta. Giovanna Cernev complementa a dinâmica: “A gente explica, brinca, vira até uma competição amigável”. 

Alexandre Tikinho, liderança da Federação da Zona Norte e do Núcleo Saul Elkind, esteve à frente da organização e destacou o grande fluxo de pessoas que estiveram por lá: “Como uma liderança da Zona Norte, fico feliz de poder fazer uma festa tão grande. Acredito que passaram mil pessoas por aqui, no decorrer da festa”, comenta. Seu filho, Enzo, tem 11 anos e jogou com os extensionistas da UEL. Ganhou todos, mas o seu maior desafio foi a Mankala. Só levou a vitória na décima tentativa. 

Geiza Amaral explica que o método de ensino dos jogos se dá de maneira prática e lúdica. Os extensionistas explicam acerca da cultura, no caso dos jogos de origem indígena e africana, dos modelos matemáticos, falam sobre sustentabilidade e, enquanto jogam, ensinam as ferramentas e estratégias das quais as crianças precisam se apropriar para vencer. 

A extensionista Claudiane Ferreira é pedagoga há mais de 20 anos. Nascida em Minas Gerais, está em Londrina cursando Ciências Sociais na UEL. Sua grande paixão, ensinar, faz-se presente na profissão e no Programa de Extensão do qual participa. “Acho que os jogos são uma forma lúdica de se educar, ensinar algo e, quando soube desse projeto, falei, é isso o que eu quero fazer”, comenta. Acompanhada pela família, ela complementa: “Para mim é um prazer representar a Universidade, ainda mais com a minha família. Estão aqui as minhas filhas, meu marido. A UEL abre esse espaço para a gente poder mostrar o nosso trabalho e para outras pessoas conhecerem mais”, relata. 

O Dia das Crianças organizado pela Federação da Zona Norte, foi realizado no último dia 11, sábado, das 9h às 15h, na Avenida Saul Elkind, 130. Contou com o apoio da UEL, do Sesc, do Senac, da Sanepar e ofereceu várias atividades. Trouxe uma feira de adoção de pets, brinquedos infláveis, brindes arrecadados no comércio local e a animação de uma banda de pagode. 

*Bolsista da PROEX.

A festa ofereceu muitas atividades recreativas e lanches (Fotos: PROEX)

Publicado em

É autorizada a livre circulação dos conteúdos desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, desde que citada a fonte.