‘CHAT-EX’ – PROEX é pioneira na criação de chat com inteligência artificial

‘CHAT-EX’ – PROEX é pioneira na criação de chat com inteligência artificial

Ferramenta está disponível para toda a comunidade interna tirar dúvidas sobre projetos de extensão, editais abertos e orientações gerais

A Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Sociedade (PROEX) da UEL desenvolveu um sistema de Inteligência Artificial (IA) próprio, que estará disponível para toda a comunidade interna tirar dúvidas sobre projetos de extensão, editais abertos e orientações gerais sobre o que a compete. O chatbot tem um nome provisório no momento, “CHAT-EX”, e concedeu o título à PROEX de primeira pró-reitoria acadêmica no Brasil a contar com um serviço desta natureza.

O coordenador do projeto e diretor de Programas, Projetos e Iniciação Extensionista da PROEX, Paulo Liboni, exemplificou alguns dos pontos que podem ser abordados no chat. Pode-se questionar o número de uma resolução específica, pedir cópias de formulários, conferir telefones, e-mails e orientações para procedimentos, perguntar como se solicita transporte no âmbito de um projeto, entre outras dúvidas. A IA também pode elencar as bolsas disponíveis em editais com prazos de inscrição abertos, divididas entre oportunidades para graduandos e formados.

O projeto está em fase de testes e deve ser disponibilizado oficialmente em abril, com acesso mediante identificação pela matrícula ou chapa funcional. Uma campanha para a escolha do nome definitivo do CHAT-EX será iniciada no perfil da pró-reitoria no Instagram, para que a comunidade acadêmica participe e faça sugestões.

Ensinar a IA

A IA foi desenvolvida utilizando somente ferramentas públicas ao longo de 2025, e o sistema foi alimentado seguindo o mesmo padrão. “Não foi usada nenhuma informação privada ou sigilosa no treinamento da inteligência artificial, são só informações disponíveis publicamente que a IA sintetiza e sumariza. Passamos o ano todo ensinando para ela o que é extensão, sobre os editais, sobre todas as informações que as pessoas precisam e que podem perguntar para ela”, explicou Liboni.

Durante o treinamento, foi seguido o que orienta a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Os dados utilizados não contêm informações pessoais, como nomes de alunos e professores. O coordenador explicou que a única exceção são os nomes e os meios de contato de integrantes da Extensão, cujo uso foi autorizado, exemplificando o nome da pró-reitora, Zilda Andrade, e dos diretores.

“Quando a IA atender dúvidas sobre editais, será feita a leitura do edital e, assim, a IA obterá a resposta, incluindo nomes e outros dados contidos no documento. No entanto, em nenhum momento esses dados sensíveis serão usados para treinamento. Após o atendimento, qualquer dado referente à leitura do edital será removido, desse modo, evita-se a exposição dessas informações a outras pessoas que utilizarem a IA”, pontuou Liboni.

O coordenador salientou ainda que o instrumento será um “agente facilitador” no esclarecimento de dúvidas, excluindo a necessidade de um aluno ter que ligar para a PROEX, ou ainda, se deslocar até a pró-reitoria pessoalmente. Os agentes universitários permanecem à disposição, porém, a maior praticidade é uma vantagem à ambos os lados.

O projeto conta com auxílio da Assessoria de Tecnologia de Informação (ATI), que faz a conexão entre o chat e a página da PROEX criada para acomodá-lo.

Planejamento estratégico

Os recursos empregados na iniciativa são advindos de duas encomendas governamentais da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado (Seti), por meio do Fundo Paraná, para apoiar ações da extensão.

A partir de um edital da PROEX, Felipe Cruz, egresso em Ciência da Computação na UEL, foi escolhido como bolsista para desenvolver o sistema de inteligência artificial da extensão. Já neste ano, será contratado um serviço de computação em nuvem para que a IA fique mais rápida. No total, a Seti está investindo R$ 81.900 no trabalho inovador desenvolvido pela Pró-reitoria.

Liboni ressaltou que o projeto integra um planejamento estratégico da PROEX, “que tem ampliado a informatização de seus serviços e inovação”, elencando os Sistemas da Creditação Curricular da UEL, o Mapa de Extensão e o esforço recente com a inteligência artificial como aliada.

*Bolsista na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Publicado em

É autorizada a livre circulação dos conteúdos desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, desde que citada a fonte.