PROPE informa estudantes sobre o Vestibular e o acesso à universidade pública e gratuita

PROPE informa estudantes sobre o Vestibular e o acesso à universidade pública e gratuita

São disponibilizados conteúdos úteis via redes sociais sobre formas de ingresso e ações afirmativas, entre elas o sistema de cotas.

O Programa de Apoio à Permanência (PROPE) divulga neste mês de outubro programação com ações para incentivar os estudantes das escolas públicas de Londrina a ingressarem no ensino superior. Por meio de conteúdo nas redes sociais, em podcast e em rodas de conversa online, são passadas orientações sobre o Vestibular 2022 UEL, o Curso Especial Pré-Vestibular da UEL (CEPV) e ações afirmativas. 

Já foram produzidos, por exemplo, materiais com informações sobre a relevância e a natureza da UEL; e as formas de ingresso, formato do vestibular, formas de isenção da taxa de inscrição do Vestibular, utilização da nota do ENEM para ingressar na UEL pelo SISU e o ingresso pro meio da oferta de vagas remanescentes. 

Os episódios em áudio estão disponíveis no Prope Cast. Dois vídeos também foram publicados recentemente, um sobre o passo a passo para inscrição do Vestibular da UEL 2022, que terminam dia 3 de novembro; e outro sobre o CEPV-UEL. Ambos podem ser acessados e baixados neste link

(Divulgação/PROPE).

Segundo a vice-coordenadora do PROPE,  Margarida de Cássia Campos, professora do Departamento de Geociências, do Centro de Ciências Exatas (CCE), os temas são definidos com a coordenação, composta por professoras que apoiam o programa, e junto aos estudantes bolsistas que atuam no projeto e também são responsáveis pela produção e veiculação do material.

Encontros

Foram realizadas três rodas de conversa neste mês de outubro com alunos de escolas públicas de Londrina. Elas tiveram como tema “Formas de acesso à universidade Estadual de Londrina (UEL)”. O próximo encontro está marcado para terça-feira (26), às 19 horas, pelo Google Meet

Esses encontros reuniram diversos estudantes da cidade, das seguintes escolas públicas de Londrina: Carlos Almeida, João Sampaio, Heber Soares, Sagrada Família, Polivalente, Antonio Moraes de Barros, Dea Avarenga, Albino Feijó, Vani Ruiz, Thiago Terra, Wistremundo, Olympia Moraes Tromenta e Roseli Piotto. 

Para Margarida, todas essas ações colaboram para que os estudantes das escolas públicas “ocupem um espaço que é direito deles”. “Compreendemos que a facilitação do acesso a informações técnicas e burocráticas sobre o processo de ingresso ao ensino superior é uma forma de democratizar o acesso e o ingresso ao ensino superior público”, afirma. 

Ela conta que essas ações são formas encontradas para chegar até os estudantes do Ensino Médio, de maneira remota, mas também reconhece que a presença física do Prope nas escolas é ainda a melhor opção. “A gente entra em sala, no horário da aula e dialoga sobre isso”, explica. Portanto, segundo ela, a perspectiva é que a partir de janeiro, com o início das aulas presenciais na UEL, marcado para dia 24, será possível retomar o trabalho diretamente nas escolas e fazer a divulgação do Vestibular 2023.

Contato

O PROPE disponibiliza aos estudantes um canal exclusivo para tirar dúvidas sobre o Vestibular UEL e o acesso à Universidade. As perguntas podem ser enviadas para o WhatsApp (43) 3371-5825 e ainda para o perfil @propeuel.

(FOTO/CAPA: Arquivo/COMUEL).

Leia também