Semana de Recepção aos Ingressantes incentiva práticas solidárias

Atividades estão programadas para os dias 1º e 5 de agosto, período de matrícula dos estudantes.

Os três mil novos estudantes da UEL começam no dia 1º de agosto o ano letivo de 2022 com as aulas presenciais no Campus Universitário. Para receber os alunos e promover a integração, diversos setores da instituição organizam a Semana de Recepção aos Ingressantes (SER-UEL), com atividades programadas entre 1º e 5 de agosto. É também neste período que os ingressantes deverão fazer a matrícula no Portal do Estudante e confirmar que são oficialmente alunos de um dos 52 cursos de graduação da UEL.

Os novos estudantes terão à disposição um site exclusivo, chamado de SER UEL, onde estarão reunidas diversas informações úteis sobre a Universidade, em formatos de vídeo, áudio e texto. A programação específica de cada curso estará disponível na página a partir de 22 de julho. Pelo Campus, serão colocadas diversas faixas com QR Code para que o acesso ao site seja prático e rápido.

Há grande entusiasmo para a recepção dos ingressantes, que estão há dois anos sem iniciarem as aulas no formato presencial, segundo a pró-reitora de Graduação, Ana Márcia Fernandes Tucci de Carvalho. Ela lembra que a turma de 2020 teve apenas duas semanas de aulas no Campus e a de 2021 iniciou integralmente em formato remoto. Nesse sentido, alunos dos 2º e 3º anos também não participam das atividades presenciais.

Campanha #EuRespeito

Para promover a integração de todos os alunos nesse momento de início da vida universitária, Ana Márcia conta que será realizada a campanha “Antes de Tudo #EuRespeito”. Iniciada em 2019, a campanha terá as seguintes frentes: convivência, inclusão e diversidade.

“Esse respeito tem que ser pensado com a convivência entre os estudantes, os novos alunos, as pessoas com deficiência. Queremos que eles se sintam acolhidos e, de fato, pertencentes à Universidade. Vamos promover o respeito acima de tudo”, disse. Como lembrado pela pró-reitora, neste ano, ingressam na Universidade 30 estudantes aprovados pelo Vestibular no sistema de reserva de vagas para pessoas com deficiência (PcD).

Para Jamile Baptista, coordenadora do Programa de Apoio ao Acesso e Permanência para Formação do Estudante da UEL (Prope), ligado à Prograd, este momento é de “pertencimento, de estar na UEL e ser UEL”.

Para deixar esse respeito visível e divulgar a campanha entre os alunos, será realizada nesta primeira semana de aulas uma oficina de confecção de camisetas com o mote “Antes de Tudo #EuRespeito”. A atividade será no Laboratório Têxtil, no Centro de Educação, Comunicação e Artes (Ceca). A camiseta pode ser de algodão, para facilitar a impressão, e de preferência nas cores preta ou branca.

A integração este ano se dá também na organização da Semana de Recepção, que reúne as pró-reitorias de Graduação (Prograd), de Extensão, Cultura e Sociedade (Proex), de Pesquisa e Pós-Graduação (ProPPG) e de Planejamento (Proplan); todos os colegiados de cursos e direções de centros de estudos; Coordenadoria de Processos Seletivos (Cops); Prefeitura do Campus Universitário (PCU); Serviço de Bem-Estar à Comunidade (Sebec); Sistema de Bibliotecas da UEL; Coordenadoria de Comunicação (COM); TV UEL; Assessoria de Relações Internacionais (ARI); Ouvidoria da UEL; Núcleo de Acessibilidade (NAC); Programa de Apoio ao Acesso e Permanência para Formação do Estudante da UEL (Prope); Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB); Comissão Universidade para os Índios (Cuia) e Diretório Central dos Estudantes (DCE).

Não ao trote violento

A diretora de Assuntos Acadêmicos da Prograd, Maria Elisa Wotzasek Cestari, reitera que o trote é proibido em todo o espaço da Universidade, desde 2008, com base na Resolução CEPE/CA Nº 177/2008. Além disso, a Lei Municipal Nº 11.468 (Art. 43, § I) proíbe a prática de trote na cidade de Londrina.

Denúncias de trotes violentos devem ser encaminhadas diretamente aos seguintes canais: WhatsApp 3371-4353; e-mail: prograd@uel.br; Ouvidoria da UEL: 3371-5850, Segurança do Campus: 0800-400-44-74. Outra opção é a denúncia junto aos Colegiados dos cursos de graduação. Demais canais de denúncias de trote violento estão no site da Prograd.

Para incentivar os estudantes a praticarem ações solidárias ao invés de violentas, a pró-reitora Ana Márcia convida a todos os estudantes a participarem do Prêmio Boas Práticas. Nos últimos anos, atividades de alunos na UEL colaboraram com Centros de Educação Infantil e Escolas, Hospitais, espaços da Universidade, ONGs, Cooperativas, entre outros.

Confirmação de matrícula

Os ingressantes do Vestibular 2022 e do Sisu precisam estar atentos aos procedimentos necessários logo neste início de atividades. Na primeira semana de aula, os novos alunos deverão fazer a confirmação de matrícula no Portal do Estudante de Graduação. A Prograd terá um computador à disposição dos alunos para fazerem a confirmação. O atendimento será de segunda a sexta-feira até as 20h.

Com a matrícula confirmada, os novos estudantes terão acesso ao horário das aulas e ainda a diversos serviços disponíveis pela Universidade. Um deles é a carteirinha de estudante que será utilizada para acesso ao Restaurante Universitário (RU) e ao Sistema de Bibliotecas. A novidade deste ano é que ela não precisa ser impressa, podendo ser utilizada pelo smartphone.

Outro serviço é o e-mail institucional – @uel.br – que dará acesso às funcionalidades do Google Drive. Há ainda a rede Wi-Fi da UEL, que o estudante pode usar por toda extensão do Campus. Todos eles podem ser acessados pelo Portal do Estudante.