Ingressantes devem confirmar matrícula na primeira semana de aulas

Confirmação permite acesso ao horário de aulas e diversos serviços ofertados pela instituição, como o RU e a rede Wi-FI UEL.

Beatriz Botelho

Agência UEL

Durante a primeira semana de aulas, entre os dias 1º e 5 de agosto, os novos alunos da UEL precisam fazer a matrícula no Portal do Estudante e confirmar que são oficialmente estudantes de um dos 52 cursos de graduação da Universidade. A confirmação permite o acesso ao horário das aulas e a diversos serviços ofertados pela instituição, como o Restaurante Universitário (RU) e a rede Wi-Fi UEL.

A ação é obrigatória para garantir a vaga na instituição, como explica a pró-reitora de Graduação (Prograd), Ana Márcia Fernandes Tucci de Carvalho. “É um clique que o separa da posição de ingressante para estudante. Enquanto não confirmar, ainda não é aluno da UEL”, afirma. Ela orienta que esta seja uma das primeiras ações na chegada na Universidade.

Para isso, de 1º e 5 de agosto, a Prograd terá um computador à disposição dos estudantes para que realizem a confirmação. O atendimento será das 8h às 11h30 e das 14h às 20h30.

Matrícula deve ser confirmada no site da Prograd, entre os dias 1º e 5 de agosto (Agência UEL)

Serviços digitais

Após a confirmação da matrícula, a carteirinha de estudante estará liberada no Portal para impressão ou utilização pelo smartphone. Com ela, é possível fazer refeições no RU e ainda empréstimos de livros no Sistema de Bibliotecas.

Os diversos serviços digitais da UEL são liberados pela Assessoria de Tecnologia de Informação (ATI), também no Portal do Estudante. É possível criar o e-mail institucional da UEL – @uel.br – e ainda cadastrar a rede Wi-Fi UEL, que pode ser usada no Campus Universitário e em prédios externos ligados à instituição.

O Microsoft 365 para Educação é outro serviço disponibilizado gratuitamente aos alunos da UEL. A partir dele podem ser instalados em até cinco computadores programas como Word, Excel e PowerPoint. A liberação de acesso e instalação deve ser feita também pelo Portal do Estudante.Orientações estão disponíveis na página de suporte da ATI, que disponibiliza também diversos tutoriais. Dúvidas podem ser enviadas ao e-mail ati.atendimento@uel.br e Google Chat.