Prograd cadastra alunos egressos para atendimento a secundaristas na Feira das Profissões

Egressos têm até a próxima terça (16) para se inscrever. Última edição da Feira reuniu 15 mil participantes, de 250 escolas e 51 municípios.

Entrar em contato com estudantes do Ensino Médio em momentos de diálogo sobre a própria rotina de trabalho é, para muitos profissionais, uma excelente oportunidade de validar as experiências adquiridas, colaborando, também, com as respostas que os mais jovens tanto necessitam para se sentirem inspirados diante dos desafios desta fase da vida. É neste sentido que a Coordenação Geral da 10ª Feira das Profissões, programada para o dia 2 de setembro, segue cadastrando estudantes egressos da UEL para atuarem como voluntários no atendimento dos mais de 15 mil estudantes secundaristas cujas escolas já agendaram a visita à Feira. Os egressos interessados têm até a próxima terça-feira (16) para realizarem a inscrição no site feira.uel.br.

“A participação do nosso egresso é fundamental porque é um contato para aquele aluno que ainda não é nosso estudante conhecer alguém que saiu da universidade. O egresso pode contar um pouco das experiências enquanto graduando, já que vivenciar a universidade é muito mais do que simplesmente concluir um conjunto de componentes curriculares. É muito bonito ver essa interação”, avalia a pró-reitora de Graduação da UEL, Ana Márcia Fernandes Tucci de Carvalho.

A inscrição para esta campanha não garante a participação no evento automaticamente. No entanto, cada participante receberá da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) um certificado, permitindo o agradecimento institucional pela ação desenvolvida e o planejamento de futuros mecanismos que facilitem o contato permanente com os ex-alunos graduados na universidade.

10ª Feira das Profissões

Até a tarde desta sexta-feira (12), o número de estudantes cadastrados pelas escolas que entraram em contato com a Universidade era próximo de 16 mil, estimativa que supera a última edição realizada de forma presencial, em 2019. Após ter sido suspensa em 2020, por conta da pandemia da Covid-19, a edição de 2021 foi realizada de forma online, de modo que a expectativa de retorno presencial dos secundaristas para a edição de 2022 é muito “positiva”, reforça Ana Márcia.

Além de conhecerem os cursos oferecidos pela UEL e as disciplinas a serem cursadas na graduação, os estudantes do Ensino Médio poderão ter contato com estruturas importantes, como a Biblioteca Central, o Serviço de Bem Estar à Comunidade (Sebec), o Programa de Apoio à Permanência (Prope), além do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (Neab) e o trabalho desenvolvido pela Comissão Universidade para Índios (Cuia), entre outros projetos.

Ao realizar o agendamento, cada escola tem a possibilidade de escolher um dos cinco trajetos disponibilizados pela organização da Feira, entretanto, todos percorrem todos os centros do Campus. Até a tarde desta sexta, escolas de municípios do Paraná e do interior do estado de São Paulo, como Palmital, Pedrinhas Paulista e Paraguaçu Paulista, já haviam agendado as visitas.

“Tivemos estudantes que definiram a escolha pelo curso as partir da participação na Feira. É um espaço de interação entre os nossos estudantes e os visitantes e é interessante como os estudantes do Ensino Médio conseguem enxergar possibilidades dentro da lista de cursos que eles não haviam pensado depois de tirarem dúvidas. É bastante positivo”, avalia a pró-reitora de Extensão, Cultura e Sociedade (Proex), Zilda Andrade.

Zilda também lembra que visitas avulsas também podem ser realizadas, sendo recomendado o período da tarde já que 70% do movimento de estudantes costuma ocorrer no período matutino. Para estas visitas não há a necessidade de agendamento.

Em 2019, última edição da Feira das Profissões da UEL realizada de forma presencial, mais de 15 mil estudantes estiveram presentes. Ao todo, 250 escolas de 51 municípios do Paraná e 16 do estado de São Paulo visitaram o evento. O contato para o cadastramento das visitas pode ser feito através do e-mail feiradasprofissoes@uel.br.