Prêmio Boas Práticas Solidárias contempla ações de 14 cursos de graduação

Prêmio existe desde 2014 e contempla cursos, nesta edição, que promovem iniciativas solidárias para ingressantes ao Ensino Superior.

José de Arimathéia

Agência UEL

A Pró-Reitoria de Graduação da UEL (Prograd) entrega, na próxima quinta-feira (20), às 14h30, no Anfiteatro Cyro Grossi (CCB), os certificados para o Prêmio Boas Práticas Solidárias na Semana do Estudante Ingressante 2022. O Prêmio, que existe desde 2014 e só foi interrompido no período pandêmico, contempla neste ano 14 cursos de graduação por suas iniciativas solidárias: Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Biotecnologia, Design de Moda, Design Gráfico, Educação Física (Bacharelado), Engenharia Elétrica, Geografia, Matemática (Bacharelado e Licenciatura), Medicina, Medicina Veterinária, Química (Bacharelado e Licenciatura) e Zootecnia.

A ampla variedade de ações desenvolvidas pelos alunos é um dos destaques das boas práticas. Além de fornecer informações sobre os respectivos cursos, o Campus da UEL e serviços oferecidos pela instituição, houve ações para arrecadação de fundos e de materiais dos mais variados, como limpeza, higiene pessoal, ração animal, e ainda revitalização de espaços, plantio de árvores e atividades lúdicas e recreativas em entidades.

Divulgação

Para a diretora de Apoio à Ação Pedagógica da Prograd, Lilian Kemmer Chimentão, os trotes solidários já se tornaram uma tradição, uma cultura da instituição. “É uma nova mentalidade, cada vez menos ouvimos falar daquele trote antigo”, diz. Muito mais do que uma atividade de recepção e integração dos novos alunos, os trotes solidários são o primeiro contato prático com a vida acadêmica e muitas vezes com a futura profissão, como no caso dos ingressantes de Arquitetura, que ajudaram a revitalizar as paredes e calçadas do Colégio Aplicação e do Centro de Educação Infantil (CEI), ambos no Campus, com pinturas de painéis temáticos nas paredes e pintura de atividades recreativas nas calçadas de ambos os locais. “Além de já praticar atividades associadas à futura profissão, os ingressantes têm a oportunidade de pensar no próximo. São ações que só merecem elogios”, comenta.

Lilian explica que as ideias partem todas dos próprios alunos dos cursos. As ações solidárias são resultado de um trabalho articulado entre PROGRAD, Colegiados e estudantes. A Pró-Reitoria orienta os Colegiados, que repassam para os alunos. Depois, os Colegiados enviam os relatos das atividades desenvolvidas e a PROGRAD avalia e certifica, além de dar oferecer algum suporte.