Cepe define calendário de atividades de graduação do ano letivo 2023

Cepe define calendário de atividades de graduação do ano letivo 2023

Proposta da Câmara de Graduação prevê 204 dias letivos, superando o mínimo estipulado pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB).

O calendário de atividades referentes ao ano letivo de 2023, dos 52 cursos de graduação da UEL, foi definido pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe). Conforme a Resolução Cepe nº105/2022, o primeiro período letivo terá início no dia 17 de julho e fim no dia 25 de novembro. Já as atividades do segundo período letivo deverão ser realizadas entre os dias oito de janeiro e 11 de maio de 2024.

Conforme a pró-reitora de Graduação (Prograd), Ana Márcia Fernandes Tucci de Carvalho, a proposta apresentada pela Câmara de Graduação e aprovada pelo Cepe prevê 204 dias letivos, superando o mínimo estipulado pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) para o Ensino Superior e respeitando os feriados nacionais e as semanas pedagógicas.

Ela acrescenta que a definição das datas também representa o desejo dos conselheiros em buscar a retomada do alinhamento entre o calendário letivo e o calendário civil, ainda em “descompasso” em decorrência da suspensão das atividades de forma emergencial, em 2020. A medida foi adotada para evitar prejuízos aos estudantes em meio à crise de saúde provocada pela pandemia da Covid-19.

“Trabalhamos com uma possibilidade de recuperação de 45 dias letivos. Essa proposta busca retomar, o mais rápido possível, o alinhamento entre o calendário acadêmico e o calendário civil”, avalia a pró-reitora.

Esta estratégia de recuperação dos prejuízos causados pela pandemia foi aplicada, também, no calendário que está em curso atualmente. Contando com uma previsão de 223 dias letivos, o calendário de 2022 prevê o retorno do recesso de final de ano no dia 23 de janeiro e o final das atividades em 2 de junho de 2023, considerando a possibilidade de adaptação às realidades dos diferentes cursos caso necessário.

Leia também