Inscrições para o Pibid encerram neste domingo (5)

Editais visam à formação de cadastro de reserva para o programa, que iniciou na UEL em 2009 e visa capacitar estudantes dos 1º e 2º anos de cursos de licenciatura.

Voltado para estudantes de cursos de licenciatura e professores da Educação Básica, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) está com as inscrições abertas. O prazo para a realização das inscrições encerra na noite deste domingo (5). Os dois editais disponíveis visam à formação de cadastro de reserva para o programa.

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) disponibiliza em sua página os dois editais do programa, que é mantido pela Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e teve início, na UEL, em 2009.

Conforme o edital Prograd nº 5/2023, direcionado aos estudantes de graduação, podem realizar as inscrições os alunos do 1º e 2º anos dos cursos de licenciatura em Educação Física, Filosofia, Geografia, Física, Química, Música, Letras Espanhol, Letras Inglês, Letras Português e Matemática. Os estudantes interessados devem acessar os formulários específicos de cada curso e preencher os campos obrigatórios.

Já o edital Prograd nº 7/2023 é voltado para professores com experiência mínima de dois anos no magistério na Educação Básica que atuem em escolas habilitadas ao Pibid/UEL no município de Londrina. Podem realizar as inscrições professores das áreas de Ciências Biológicas, Letras Português, Matemática, Letras Espanhol, História e Ciências Sociais. O processo seletivo inclui a análise de currículo e da carta de intenções, além de entrevista com os candidatos através da plataforma Google Meet.

Os resultados parciais do processo seletivo começam a ser divulgados nos dias 8 e 9 de fevereiro. A publicação do resultado final da seleção deverá ocorrer no dia 14.

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência teve início na UEL com seis subprojetos, sendo ampliados para todas as licenciaturas em 2011. Desde então, o programa se tornou uma das maiores iniciativas de aperfeiçoamento da formação de docentes em nível superior e de melhoria da qualidade da educação básica pública brasileira.