Pró-reitores das universidades estaduais debatem agenda de ensino

Reunião foi convocada para debater agenda comum às pró-reitorias de Graduação, como acesso e permanência e a perspectiva das Licenciaturas.

Pró-reitores de Graduação das Universidades Estaduais paranaenses estão reunidos durante esta quinta-feira (2) na UEL para definir uma agenda conjunta relacionada aos aspectos acadêmicos e de ensino. A reunião foi convocada pelo Fórum Permanente de Pró-reitores de Graduação das Instituições Estaduais Públicas de Ensino Superior do Paraná (Progrades) e servirá para debater, entre vários temas, o acesso e permanência à Universidade e a perspectiva dos cursos de Licenciatura. Essa é a primeira reunião de 2023 do Progrades.

A reitora da UEL, professora Marta Favaro, participou da abertura do encontro e lembrou que o último encontro presencial do grupo em Londrina ocorreu ainda em 2019, antes da pandemia. Segundo Marta, a graduação constitui uma sustentação importante das universidades, responsável pela formação de novos profissionais. A reitora adiantou aos pró-reitores uma proposta que deverá ser encaminhada à Secretaria Estadual de Ensino Superior, Ciência e Tecnologia (Seti) por meio do Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paranaenses (Cruep).

Reunião foi convocada para debater, entre outros temas, acesso e permanência estudantil e questões envolvendo as Licenciaturas (Foto: André Ridão)

Segundo a reitora, a proposta surgiu a partir de experiências dos Grupos PET da UEL que têm conseguido excelentes resultados em um trabalho que integra ensino, pesquisa e extensão, colaborando de forma ímpar para a formação desses acadêmicos. A proposta que deverá partir do Cruep pretende formar um Grupo de Trabalho (GT) para incentivar a criação de Grupos PET em todas as sete universidades estaduais paranaenses, por meio de um edital da Fundação Araucária/Seti. “Seria uma forma de melhorar a permanência dos estudantes com financiamento, sobretudo nesse momento em que haverá a acreditação da Extensão”, afirmou ela.

Para a pró-reitora de Graduação da UEL, professora Ana Márcia Tucci de Carvalho, o encontro desta quinta é uma forma de buscar a solução para as demandas relacionadas ao ensino das IEES paranaenses de forma organizada. Ela explicou que ao final será constituída uma agenda comum para ser levada à Seti.