Prograd e ARI publicam edital para programas de Mobilidade Acadêmica Internacional

Estudantes podem concorrer a 39 vagas em 13 instituições com as quais a UEL tem convênio. Resultado sai dia 31 de março.

Estudantes de graduação interessados em participar do processo seletivo para programas de Mobilidade Acadêmica Internacional têm até o dia 28 de março para se candidatarem às vagas ofertadas nas 13 instituições de ensino superior com as quais a UEL possui acordo bilateral vigente. As candidaturas serão analisadas entre os dias 29 e 30 de março e o resultado preliminar será divulgado no dia 31.

Conforme a Assessoria de Relações Internacionais (ARI), as inscrições deverão ser realizadas exclusivamente por meio do Sistema eProtocolo. O candidato deve informar o assunto “Mobilidade Acadêmica” na descrição da sua solicitação.

De acordo com o edital publicado pela ARI em conjunto com a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), são ofertadas 39 vagas para estudantes de graduação regularmente matriculados a partir da 2ª série (para cursos de regime seriado), ou que já tenham cumprido no mínimo 20% do curso (para cursos com regime acadêmico de crédito ou módulo). Os estudantes selecionados ganham o direito à isenção de 100% das taxas acadêmicas em cursos de até seis meses nas universidades parceiras da UEL. Para serem selecionados, os candidatos devem apresentar média aritmética acumulada igual ou superior a 7,5, entre outros pré-requisitos. No caso de estudantes do curso de Enfermagem, também é obrigatória a ausência do conceito “não atingiu desempenho”, segundo o edital.

Para se inscrever, é necessário preencher o Formulário de Candidatura e elaborar uma carta de apresentação, direcionada ao Colegiado de Curso. Os demais documentos necessários são:

• Matriz curricular ou conteúdo programático a cursar na instituição de destino;
  • Sistema de avaliação/notas utilizado pela instituição de destino;
  • Histórico escolar atualizado, disponível no Portal do Estudante;
  • Atestado de matrícula, disponível no Portal do Estudante;
  • Currículo Lattes documentado (anexar os comprovantes em um único pdf);
  • Certificado de proficiência em língua estrangeira, no caso das IES que solicitam comprovação de proficiência, conforme requisitos informados no quadro de vagas do item 2.4 do edital. Não serão aceitas declarações de escolas/professores em substituição ao certificado;
  • Fotocópia da página de identificação do passaporte válido. Passaportes expirados ou Protocolo de Solicitação de Passaporte não serão aceitos;
  • Comprovante de vacinação, no caso das IES que o solicitam;
  • Quadro de pontuação (Anexo I) assinado e autopontuado pelo estudante na respectiva coluna. A pontuação será conferida posteriormente pela Prograd/ARI.

Caberá ao estudante selecionado arcar com os custos de possíveis taxas administrativas e/ou taxa de matrícula, bem como visto, passagens de ida/volta, moradia, transporte, alimentação, aquisição obrigatória de seguro médico, para acidentes, morte e repatriação e outros gastos pessoais. O edital sugere que o candidato busque informações sobre os custos de vida nos sites das instituições antes da indicação do curso e universidade no Formulário de Inscrição.

Dúvidas e mais informações sobre os programas podem ser questionadas pelos e-mails mobilidade@uel.br e cooperacao@uel.br.