UEL realiza Semana de Recepção aos Ingressantes entre 7 e 11 de agosto

Durante os dias, estudantes terão atividades conjuntas no pátio do RU e no Anfiteatro do HU. Programação para os 52 cursos está disponível no site SER UEL.

Os três mil ingressantes do ano letivo 2023 da Universidade Estadual de Londrina terão uma Semana de Recepção (SER) entre os dias 7 e 11 de agosto, no Campus Universitário e no Centro de Ciências da Saúde (CCS), onde funcionam os cursos da área. Na terça-feira (8), os estudantes terão uma atividade conjunta de boas-vindas, no pátio do Restaurante Universitário (RU). O encontro contará com a presença da reitora, Marta Favaro, e terá uma apresentação do Bloco Pé Vermelho, formado por baterias de atléticas da UEL. A atividade está programada para dois horários, às 11h e às 19h30. À noite, está prevista, também, uma fala de um estudante indígena, além da presença de outros alunos indígenas da universidade.

Já no Hospital Universitário (HU) e no CCS, os ingressantes e estudantes regulares se reunirão na segunda (7), às 8h, no Anfiteatro do HU. A atividade de boas-vindas vai contar com a presença da reitora da UEL, da diretora do CCS, Andrea Name Colado Simão, e dos coordenadores de colegiado dos seis cursos (Medicina, Odontologia, Fisioterapia, Enfermagem, Farmácia e Nutrição).

A programação de cada um dos 52 cursos de graduação pode ser conferida no SER UEL 2023, o site da semana de recepção. Nele, o estudante terá acesso a mensagens de boas-vindas da administração da UEL – Reitoria, Vice-Reitoria, Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), diretores de Centro de Estudos e chefias de Colegiado de Curso -, além da programação do seu curso.

Confirmação de matrícula

Como lembra a pró-reitora de Graduação, Ana Márcia Tucci de Carvalho, os estudantes iniciantes têm até dia 11 de agosto, sexta-feira, para confirmar a matrícula em seus cursos. A ação é obrigatória deve ser feita até às 23h59, no Portal do Estudante, conforme as orientações presentes no manual. Quem não confirmar a matrícula, perde a vaga no curso.

#EuRespeito

A campanha “Antes de Tudo #EuRespeito” chega à sua 5ª edição, reforçando valores institucionais de acolhimento e não violência aos ingressantes da UEL. De acordo com Ana Márcia, a campanha busca aliar a formação técnica de qualidade oferecida pela Universidade a valores humanos, de convivência e de respeito no ambiente acadêmico.

“É necessário que os estudantes encontrem, aqui dentro, um ambiente em que eles se formem de maneira humana, para além da formação técnica”

Ana Márcia Tucci de Carvalho, pró-reitora de Graduação

Confira parte da entrevista com a pró-reitora de Graduação abaixo:

Estudantes interessados em fazer uma estampa da campanha “Antes de Tudo #EuRespeito” podem procurar o Departamento de Design Gráfico (Ceca), na Sala 666. Lá, os interessados poderão ter camisetas estampadas com o logo da campanha gratuitamente. As camisetas podem ser novas ou usadas, de cor clara e malha lisa.

As peças devem ser entregues nos dias 7 e 8 de agosto, e retiradas nos dias 10 e 11, das 8h20 às 12h, e das 14h às 17h. Para os estudantes do período noturno, a entrega das camisetas poderá ser feita para o professor representante do colegiado do curso, que fará a entrega posteriormente. A ação do Departamento de Design Gráfico conta com apoio da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Sociedade (Proex) e da Prograd.

Prêmio Boas Práticas

O início do ano letivo marca também mais uma edição do Prêmio Boas Práticas. Idealizado em 2014, a “competição” é, na verdade, uma forma de engajar o estudante na realização de ações solidárias. Ao fim, os alunos recebem certificados de participação, além da sensação do bem-estar em ajudar aqueles que mais precisam.

Segundo o servidor Fabiano Ferrari Ribeiro, responsável pela programação da SER, a UEL acumula uma extensa lista de boas práticas de recepção, que vão de ações em asilos a doações de ração e outros materiais para animais de ONGs da cidade. Ele conta que o curso de Educação Física (Bacharelado) realizou, no último ano, a entrega de lápis de cor, giz de cera, livros para pintura e leitura para crianças internadas no Hospital do Câncer de Londrina. Já os ingressantes de Química, por outro lado, fizeram a doação de ração para gatos e cachorros da Associação Defensora dos Animais de Londrina (ADA). Outro grupo, da Agronomia, Medicina Veterinária e Zootecnia, apostou na arrecadação de fraldas geriátricas para o Lar São Vicente de Paula, de Londrina.