9ª edição do Prêmio Boas Práticas valoriza a recepção cidadã

Iniciativa da UEL dá visibilidade às ações realizadas como recepção aos novos alunos. Semana de recepção vai até o dia 11 de agosto.

Estão abertas as inscrições para os cursos interessados em participar da 9ª edição do Prêmio Boas Práticas, que tem o objetivo de incentivar e dar visibilidade a ações solidárias na recepção dos ingressantes no início do ano letivo na UEL. Idealizada em 2014, a iniciativa dá visibilidade às ações realizadas pelos estudantes e colegiados de curso como recepção aos novos alunos, substituindo qualquer trote violento proibido por força do Regimento Interno, inclusive passível de punição. O trote também é proibido por lei municipal.

Segundo o responsável pela programação do Prêmio, Fabiano Ferrari Ribeiro, da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), as inscrições podem ser feitas até 8 de setembro, exclusivamente no portal da Semana de Recepção, na aba Prêmio Boas Práticas e devem começar a chegar a partir da segunda quinzena deste mês. No ano passado a Prograd recebeu 14 propostas realizadas por cursos. Todas serão apresentadas na premiação que deverá ser agendada para o próximo mês. Os participantes recebem certificado expedido pela Prograd, que pode ser anexado ao currículo como atividade acadêmica.

Na inscrição, explica Fabiano, os representantes dos cursos devem detalhar ao máximo a iniciativa, anexando fotos e vídeos, além de depoimentos dos participantes e até das entidades beneficiadas. Entre as práticas comuns de ação, estão coleta e doação de material escolar, reformas e pinturas de prédios de entidades e até doação de fraldas geriátricas para instituições que atendem idosos.

Recepção aos estudantes de graduação conta com várias atividades espalhadas pelo Campus Universitário (Fotos: Beatriz Botelho/Agência UEL).

O prêmio completa 10 anos em 2024 e conseguiu mudar a cultura da acolhida de ingressantes na UEL. De acordo com Fabiano, as denúncias de violência são raras atualmente, um cenário bem diferente de anos atrás, quando início de ano letivo era sinônimo de reclamações de maus tratos a estudantes. As reclamações variavam de sujeira, humilhação a dezenas de “pedágios” para arrecadação de dinheiro para festas. A mudança foi possível a partir da proibição do trote no ambiente da UEL, por meio da Resolução CEPE/CA Nº 177/2008 e Resolução CU Nº 161/2008, e da aprovação de Lei Municipal que veta qualquer humilhação em local público. Em Londrina, o trote é proibido segundo o Artigo 43 do Código de Posturas, que veta qualquer ação do gênero nos logradouros públicos.

Campanha

A campanha “Antes de Tudo #EuRespeito” chega este ano à sua 5ª edição, reforçando valores institucionais de acolhimento e de não violência aos ingressantes da UEL. O objetivo da inciativa é reforçar os valores humanos, de convivência e de respeito. Estudantes interessados podem estampar a iniciativa na camiseta, bastando procurar o Departamento de Design Gráfico, na Sala 666, do Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA), no Campus. Interessados podem ter camisetas estampadas com o logo da campanha gratuitamente. As camisetas devem ser de cor clara e malha lisa.

As peças podem ser entregues até esta terça-feira (8), e retiradas nos dias 10 e 11, das 8h20 às 12h, e das 14h às 17h. Para os estudantes do período noturno, a entrega das camisetas poderá ser feita para o professor representante do colegiado do curso. A ação é do Departamento de Design Gráfico e conta com apoio da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Sociedade (Proex) e da Prograd.