Feira das Profissões 2023 supera expectativas e registra 22.074 visitantes

Número é superior a todas as demais edições. Aumento em relação a 2022, quando 18.482 visitantes compareceram, é de 19,44%.

A Feira das Profissões 2023 superou todas as expectativas e trouxe ao Campus da UEL 22.074 visitantes, vindos de muitas cidades do Paraná e interior de São Paulo para conhecer a universidade, cursos e projetos oferecidos, na última terça-feira (29). O número de visitantes, segundo a Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Sociedade (Proex), é 19,44% maior do que o observado na última edição do evento, em 2022.

Segundo o professor Paulo Liboni, diretor de Programas, Projetos e Iniciação Extensionista (Proex), as análises estatísticas foram realizadas pela equipe do Programa de Educação Tutorial (PET) Matemática UEL.

Liboni é tutor do PET Matemática e explica que, para proceder à contagem, o grupo utilizou duas metodologias. Na primeira, realizada antes mesmo da Feira, ao preencher o formulário de inscrição, cada escola recebeu um cartão virtual com código de identificação. Ao chegar ao Campus, a escola fez um check-in eletrônico e informou, em tempo real, a quantidade de estudantes e professores participantes.

Paulo Liboni e Ana Márcia de Carvalho. Aumento expressivo nos índices de visitantes demonstram força da UEL (Raquel Cassitas/Rádio UEL).

Já na segunda metodologia, que é estatística e não depende de entrega de documentação, estudantes do PET Matemática desenharam quadrados no chão com fita adesiva em pontos estratégicos do Campus e, ao longo de toda a Feira, de modo sincronizado, fizeram a contagem de quantas pessoas circularam dentro dos quadrados.

O professor ressalta que a Feira das Profissões é um evento complexo que envolve órgãos e unidades de toda a Universidade, e, através deste trabalho de aferição de público, o programa pôde exercitar a indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão.

A pró-reitora de Graduação, professora Ana Márcia Tucci de Carvalho, comemora o sucesso da Feira. Destaca que o resultado se deve, entre vários aspectos, ao reconhecimento de que a UEL é uma instituição pública, gratuita e inclusiva. Enfatiza que, ao percorrer os estandes sobre os 52 cursos de graduação, pôde observar os estudantes reafirmando ou mudando a rota sobre a carreira escolhida, o que significa que o evento cumpriu o seu papel.

O PET Matemática está elaborando um relatório técnico com todos os dados sobre a Feira. O material estará disponível ao público no site do programa nos próximos dias.