UEL divulga calendário acadêmico de 2024

Aulas iniciam em 17 de junho. Primeiro período vai até 11 de outubro, com uma Semana de Integração entre os ingressantes.

A Pró-reitoria de Graduação (Prograd) divulgou à comunidade universitária o calendário acadêmico do ano letivo de 2024, que se inicia em 17 de junho. A divulgação segue após a publicação da Resolução CEPE 091/2023, com informações sobre as atividades de Ensino para o ano letivo. Aprovado em dezembro pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), o calendário possibilita alinhar as atividades acadêmicas da graduação da UEL com o ano civil a partir de 2025.

Todos os estudantes dos 53 cursos de graduação da UEL, incluindo os recém-aprovados no Vestibular 2024 da UEL, iniciam as aulas em 17 de junho. Os já estudantes em 2023 voltam para as aulas após três semanas de férias do calendário anterior. As aulas do primeiro semestre seguem até 11 de outubro.

No retorno para o segundo semestre, entre os dias 14 e 19 de outubro, está prevista a Semana de Integração, para a qual os colegiados poderão definir as atividades a serem desenvolvidas. A diretora de Assuntos Acadêmicos da Prograd, Maria Elisa Cestari, explica que os colegiados comporão o calendário conforme as especificidades de cada projeto pedagógico dos cursos, procurando garantir espaço de intervalo entre os semestres.

O segundo semestre terá uma pausa no final do ano. As aulas seguem até 21 de dezembro, com recesso das atividades acadêmicas e administrativas de 16 dias – de 23 de dezembro de 2024 a 7 de janeiro de 2025. Os estudantes retornam em 8 de janeiro, para os 45 dias de aulas restantes do semestre, com o término das aulas em 28 de fevereiro, uma semana antes do Carnaval de 2025.

Ajustes necessários

O calendário foi definido após avaliação de diversos cenários possíveis para que os 200 dias letivos exigidos pela legislação fossem cumpridos, como explica a pró-reitora de Graduação, Ana Márcia Fernandes Tucci de Carvalho. Um fator que contribuiu para essa construção é a pouca quantidade de feriados no ano, que implica em semanas completas de atividades, de segunda a sexta-feira.

A pró-reitora ainda afirma que o ajuste busca solucionar o descompasso entre os calendários civil e acadêmico, que causavam problemas como perda de oportunidades de emprego pelos estudantes e, ainda, dificuldade para receber bolsas de estudos e dar continuidade em cursos de pós-graduação – com o descompasso dos calendários de graduação e pós, os estudantes perdem oportunidades de se matricularem em cursos. “Será um esforço realizado por todos nós, mas poderemos, finalmente, regularizar o calendário”, definiu.

Como explica Maria Elisa, os sábados sempre foram previstos como dias letivos no calendário acadêmico da UEL, como pode ser visto no calendário de 2023.  Ela explica que ser considerado dia letivo significa que reposições ou atividades extras podem ser propostas, caso haja necessidade de compensar alguma outra data em que a aula não pode ser ministrada.

Confira abaixo o Calendário do ano letivo de 2024 da UEL:

O calendário completo pode ser acessado no site da Prograd.