Chamada Pública prevê ampliação e fortalecimento do Programa de Educação Tutorial no PR

Chamada Pública prevê ampliação e fortalecimento do Programa de Educação Tutorial no PR

Pró-PET terá investimento de R$ 5,8 milhões, para verba de custeio e bolsas a estudantes de graduação e professores tutores.

As sete Instituições Estaduais de Ensino Superior (IEES) do Paraná poderão contar, a partir de 2024, com recursos da ordem de R$ 5,8 milhões para a ampliação do seus grupos PET (Programa de Educação Tutorial), que são voltados ao fortalecimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão e reúnem estudantes de graduação. O anúncio do novo Programa de Apoio à Educação Tutorial Pesquisa-Ensino-Extensão (PRÓ-PET) foi realizado na tarde desta sexta-feira (8), em evento no Anfiteatro Cyro Grossi, no Centro de Ciências Biológicas (CCB) da UEL. O edital da Chamada Pública 04/2024, que contém as especificidades do PRÓ-PET, será publicado no site da Fundação Araucária no dia 14 de março, restando às Pró-Reitorias de Graduação das IEES o lançamento de editais internos para a seleção das propostas. 

Iniciativa financiada com recursos da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI) e da Fundação Araucária, o programa prevê investimentos para a manutenção das atividades pelo período de dois anos, podendo ser renovado por mais dois. Cada grupo PET contará com a verba de custeio, um professor tutor e até 12 alunos bolsistas de graduação, e cada IEES do Paraná poderá ganhar entre dois e quatro grupos. Atualmente, o Estado conta com 30 grupos PETs em todas as universidades estaduais.

Evento de lançamento do PRÓ-PET foi no Centro de Ciências Biológicas (CCB) da UEL.

“O recurso é para auxiliar nas atividades, por exemplo, compra de material de expediente, tinta para impressoras, essas coisas, e uma bolsa para o professor que coordena o grupo e 12 bolsas para estudantes de graduação. O grupo ainda pode ser maior, mas esses estudantes além dos 12 trabalham na condição de colaboradores. Esta é a estrutura básica dos grupos PETs, que já existem em âmbito federal, mas que a Fundação Araucária vai replicar agora o modelo”, explicou o diretor de Programas, Projetos e Iniciação Extensionista da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Sociedade (Proex), Paulo Liboni, que é tutor do PET-Matemática da UEL.

Criados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) no final da década de 1970 e atualmente coordenados pelo Ministério da Educação (MEC), os Grupos PET estão presentes nas universidades estaduais do Paraná sob os olhares das pró-reitorias de Graduação, colaborando com a formação e enriquecendo a experiência dos jovens universitários. 

“Momento histórico” 

O evento de lançamento do PRÓ-PET foi acompanhado por estudantes de graduação bolsistas dos cinco grupos PET da UEL (Matemática, Física, Geografia, Educação Física e Zootecnia), os “petianos”, além de representantes da Fundação Araucária, Seti, e pró-reitores das sete IEES do Paraná, que compõem o Fórum de Pró-reitores/as de Graduação das Universidades Estaduais do Paraná (Progrades).

Em seu pronunciamento, a reitora Marta Favaro considerou o momento como histórico para a educação superior do estado do Paraná, aproveitando para agradecer os esforços dos servidores e docentes envolvidos na construção do programa. 

“Temos o início de um novo ciclo muito importante e quero agradecer publicamente aos professores Paulo Liboni e Ana Maria Bridi, e a servidora Cristina Ruiz (Proplan), que trabalharam conosco também na organização do trabalho, e aos professores Sérgio Gerelus, Ana Márcia (Fernandes Tucci de Carvalho, pró-reitora de Graduação), e Lilian Kemmer Chimentão. Esse é o nosso time UEL”, agradeceu. 

Representantes da Seti, Fundação Araucária e das sete IEES do Paraná

A reitora agradeceu ainda aos representantes das Universidades Estaduais de Maringá (UEM), Ponta Grossa (UEPG), do Centro-Oeste (Unicentro), Norte do Paraná (UENP), Oeste do Paraná (Unioeste) e do Paraná (Unespar), que compuseram a equipe, e concluiu, solicitando uma salva de palmas a todos.   

Presente no evento, o presidente da Fundação Araucária, Ramiro Wahrhaftig, lembrou que a provocação que deu origem à busca por recursos para um novo programa de apoio aos grupos PET partiu da reitora da Marta Favaro, em novembro de 2023, durante os eventos acadêmicos do Paraná Faz Ciência

Presidente da Fundação Araucária, Ramiro Wahrhaftig, em seu discurso durante o evento

Estiveram no evento o vice-reitor da UEL, Airton José Petris; o vice-reitor da UENP, Ricardo Aparecido Campos; a assessora técnica da Seti, Erika Juliana Dmitruk, que representou o secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Nelson Bona; o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fundação Araucária, Luiz Márcio Spinosa; o responsável pela gerência de CT&I da Fundação Araucária, Nilceu Jacob Deitos; a chefe de gabinete da reitoria da UEL, Lisiane Freitas; pró-reitores, coordenadores de órgãos de apoio e suplementares e professores tutores dos Programas de Educação Tutorial. 

Leia também