Estudantes de 15 licenciaturas da UEL deverão fazer o Enade 2024
Estudantes de 15 licenciaturas da UEL deverão fazer o Enade 2024
Prova será aplicada para cursos de Artes Visuais, Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Filosofia, entre outros.Estudantes do último ano de 15 cursos da UEL fazem, neste ano, o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2024, que terá foco na avaliação das graduações que formam professores para a Educação Básica (licenciaturas). A avaliação será aplicada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e prevê prova teórica e prática. O objetivo é aprimorar o processo avaliativo sobre como está a formação de professores em todo o país. Os coordenadores dos cursos devem fazer a inscrição dos estudantes dos últimos anos até esta sexta-feira (9), junto ao Inep.
No caso da UEL, o exame será aplicado para os estudantes dos cursos de Artes Visuais; Ciências Biológicas; Ciências Sociais; Educação Física; Filosofia; Física; Geografia; História; Letras (Inglês); Letras (Português); Letras (Português e Inglês); Matemática; Música; Pedagogia e Química.
O Inep publicou no Diário Oficial da União (DOU) de 22 de julho o edital do Enade 2024. O edital oficializa os procedimentos e o cronograma do Enade das Licenciaturas. O Ministério da Educação (MEC) instituiu a reformulação do Enade, por meio da Portaria (nº 610/2024), estabelecendo os cursos a serem avaliados, conforme a Portaria (nº 611/2024).
As principais mudanças no exame dizem respeito às matrizes de referência e aos objetivos das provas, que passarão a ter maior foco na avaliação das competências docentes. Também no início de julho, o Inep publicou as portarias que definem as Matrizes de Referência de cada área de avaliação das provas. Esses documentos estruturam e apoiam os trabalhos do Inep e das Comissões Assessoras de Área (CAAs) na montagem dos instrumentos avaliativos do exame.
Realizado anualmente, o Enade é um dos componentes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). O exame avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional. A inscrição é obrigatória para todos os estudantes de cursos de licenciatura habilitados à avaliação teórica ou à avaliação prática, vinculados às áreas avaliadas.
Com informações da Assessoria de Comunicação Social do Inep.