Graduandos da UEL dividem experiências e apresentam cursos na Feira de Profissões

Monitores passaram adiante conhecimentos aos mais jovens. Feira permanece durante toda a quinta (15), também no período noturno.

Nesta quinta-feira (15), a Universidade Estadual de Londrina recebeu dezenas de milhares de estudantes do Ensino Médio de várias cidades do Paraná e São Paulo para a Feira das Profissões 2024, vitrine dos cursos de Graduação da UEL. Os jovens puderam conhecer um pouco mais sobre as áreas de atuação, atiçando a curiosidade para se inscreverem no Vestibular 2025 da UEL. Porém, para os estudantes da UEL, também foi um dia bastante especial.

Vestidos de monitores, os estudantes dos cursos de graduação da UEL puderam expor suas atividades e pesquisas, além de responder perguntas dos visitantes e futuros estudantes. Os alunos de graduação e pós-graduação mostraram, das mais diversas formas, como é estudar na UEL.

CCA

O Centro de Ciências Agrárias (CCA) apresentou seus cursos em salas de aula, com monitores explicando diferentes áreas de pesquisa, respondendo dúvidas sobre o mercado de trabalho e demonstrando experimentos. Na área de melhoramento genético, os visitantes puderam ver o procedimento de extração do DNA de um morango e a máquina usada para ver esse DNA. O estudante do 4º ano de Agronomia Cleverson Alves contou que os estudantes ficaram encantados com a ideia de mexer com genética. “Eles perguntam bastante em questão de oferta de trabalho e dentro da Agronomia o melhoramento genético é uma área muito importante”, apontou.

A estudante de Medicina Veterinária Fernanda Spadotto Castellucci estava apresentando as pesquisas do Grupo de Estudos de Zootecnia “Unidade de Estudos de Ruminantes”. O grupo levou diversos equipamentos para mostrar aos visitantes, como uma peneira separadora de partículas. A estudante explicou que a peneira permite observar a nutrição de animais ruminantes, como a preferência dos animais por partes específicas da ração, e destacou a importância da área de nutrição animal para a área produtiva de gado de corte.

Victor
Taysa
Cleverson
Feiradasprofisseseditadas6
Feiradasprofisseseditadas7
FeiradasprofissesCECA2
CEFEFeiradasprofisses
FeiradasprofissesCECA3

CCE

No Centro de Ciências Exatas (CCE), o curso de Geografia marcava presença com diversas atrações, incluindo duas maquetes que explicavam a geologia, que é a estrutura do planeta Terra, e a geomorfologia, que é o estudo das formas, junto com questões sociais. Segundo o estudante do terceiro ano de graduação de licenciatura Victor Casagrande Duarte Santana, o objetivo é mostrar que a geografia é o estudo do espaço geográfico, que relaciona a parte física e natural com a intenção dos seres humanos.

Jogos eletrônicos também faziam parte das atrações do centro, no curso de Ciência da Computação. Os visitantes da Feira puderam jogar o “Compmon”, um jogo interativo que permite que duas pessoas joguem ao mesmo tempo e é uma releitura de Pokémon relacionada à história do curso. O estudante da graduação Murilo de Souza Neves conta que isso chamou a atenção principalmente de crianças pequenas que visitavam o CCE.

Cesa

Na tentativa de demonstrar as atividade para além da grade acadêmica, os monitores do curso de Administração utilizaram da feira para apresentar a Liga Acadêmica de Gestão de Pessoas, iniciativa criada em 2024 que atua no desenvolvimento das habilidades e competências dos estudantes do curso. No stand, os visitantes puderam participar de um jogo de tabuleiro com perguntas relacionadas à gestão de pessoas, atividade que, de acordo com a estudante do quarto ano, Fernanda Meiliz, buscou despertar a atenção do público de maneira dinâmica.

Enquanto isso, a exposição do Direito foi voltada para sanar as dúvidas dos futuros acadêmicos sobre as especificidades do curso. A carga horária e a questão dos estágios foram as principais questões levantadas, aponta Julia Regina, estudante do terceiro ano que considera importante a integração dos visitantes. “É interessante que eles venham para nós falarmos sobre o curso e também sobre nossa experiência como estudante”.

Ceca

Já no Centro de Educação, Comunicação e Artes (Ceca), os jovens do Ensino Médio tiveram a oportunidade de entrar em contato com a natureza através da exposição dos graduandos de Pedagogia. Com o objetivo de demonstrar as práticas do curso que visam inserir o meio ambiente no espaço escolar, os monitores apresentaram cágados e jabutis, répteis comumente utilizados no ensino sobre a conservação e o papel dos animais na natureza. Segundo o discente do 7º período de pedagogia, Pedro Augusto Gonçalves da Silva, a atividade é feita na busca de proporcionar experiências sensoriais para as crianças, que também têm a oportunidade de realizar pinturas com materiais naturais como parte das dinâmicas.

Outro curso que marcou presença na feira foi o Design de Moda. No stand, os visitantes foram apresentados a materiais e práticas que já fazem parte da rotina dos discentes de moda. A estudante do primeiro ano, Ana Beatriz Kurowski, conta que a feira foi uma oportunidade de desmistificar o curso e mudar a opinião dos visitantes. “Muita gente acha que a moda é muito nichada, mas ela tem uma carga infinita de profissões para seguir. As pessoas começam a se interessar mais depois de saber disso”.

Cefe

No Centro de Educação Física e Esporte (Cefe), os trabalhos concentraram-se em apresentar os cursos de Educação Física Licenciatura e Bacharelado. Foram apresentados aos jovens estudantes, por meio dos monitores de graduação orientados por seus professores, um pouco mais sobre ligas acadêmicas, atléticas do Centro, além das dinâmicas que compõe um dos antigos cursos de Licenciatura da instituição, fundado em 1984.

As visitas à Feira das Profissões da UEL prosseguem no período noturno, em todos os centros de estudos da Universidade.

*Estagiários de Jornalismo na COM/UEL.