Ranking QS 2023 destaca UEL entre as melhores universidades do país

Ranking QS 2023 destaca UEL entre as melhores universidades do país

UEL figura na 21ª posição entre as instituições brasileiras e é a única paranaense a aparecer na lista, que traz 1422 universidades.

Pedro Livoratti

Agência UEL


A UEL é a 21ª Universidade brasileira e a única estadual paranaense citada no QS World University Ranking 2023, divulgado nesta quarta-feira (8) e que analisou 2462 Instituições de Ensino Superior em todo o mundo. O ranking desse ano classificou 1422 Universidades em todo o mundo considerando tópicos como reputação acadêmica, percepção do empregador, proporção professor/aluno, citações de pesquisas produzidas e o relacionamento internacional de professores e de estudantes. Este ano os avaliadores incluíram 124 novas instituições, oito das quais brasileiras.

De acordo com a diretora de Avaliação e Informação Institucional, da Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan), professora Elisa Emi Tanaka Carloto, nesta mais recente pesquisa a UEL manteve a mesma classificação do ano passado, permanecendo na posição 1201 – 1400.

A professora destaca que o levantamento QS considera a reputação acadêmica internacional como maior requisito, ouvindo avaliações de mais de 130 mil especialistas em todo o mundo. Ela ressalta que entre os indicadores estão ainda a proporção corpo docente/aluno e as citações de estudos realizados pelos pesquisadores.

Outras instituições

No Paraná, a instituição melhor avaliada neste último ranking QS é a Universidade Federal do Paraná (UFPR), que aparece na 12ª posição, seguida pela PUCPR na 19ª colocação. A instituição brasileira melhor ranqueada é a Universidade de São Paulo (USP), seguida da Universidade de Campinas (Unicamp). Em terceiro lugar aparece a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Leia também