UEL se mantém entre as melhores instituições no ranking THE Latin America 2022

Ranking foi divulgado na semana passada e posiciona a Universidade na 28ª posição.

A UEL se manteve na 28ª posição, semelhante ao ano passado, estabelecendo-se entre as universidades mais bem ranqueadas na América Latina e no Caribe, segundo o Times Higher Education (THE) – Latin America 2022. O ranking foi divulgado na semana passada e avaliou 197 Instituições de Ensino Superior, 20 a mais do que no ano passado. No cômputo geral, a UEL ficou na posição 50, a 2ª melhor estadual paranaense e entre as quatro melhores do Estado.

A diretora de Avaliação e Informação Institucional da Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan), professora Valdete de Oliveira Mrtvi, explica que nos últimos anos a UEL manteve um padrão nos índices avaliados pelo THE Latin America. Ela destaca, no entanto, que houve um aumento na nota conferida no quesito Perspectiva Internacional, que subiu de 23,3 para 24,2 do ano passado para cá. Outro crescimento registrado foi no item Citações Internacionais que este ano chegou a 41,8. Para se ter uma dimensão desta evolução, em 2017 a UEL pontuou 30,7 nesta avaliação.

“Esse crescimento demonstra o volume de publicações relevantes, que indica a qualidade da pesquisa desenvolvida”, pontua a diretora. O Latin America University Rankings foi lançado há seis anos e representa um dos indicadores acadêmicos científicos mais prestigiados por considerar itens como ensino, pesquisa, visão internacional e transferência de conhecimento.

Parâmetros de avaliação

O ranking avalia as instituições com base em 13 métricas distribuídas em cinco áreas: ensino (ambiente de aprendizado); pesquisas (em quantidade, investimentos e reputação); citações (ou seja, a influência dessas pesquisas no ambiente acadêmico em geral); perspectivas internacionais (de docentes, estudantes e pesquisas) e renda gerada com transferência de tecnologia produzida no interior da universidade. As instituições recebem uma pontuação para cada um desses critérios que têm pesos diferentes para a nota final.

As universidades brasileiras mais bem avaliadas neste ano foram a Universidade de São Paulo (USP), seguida pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).