Consulta pública do novo PDI já reúne cerca de 700 sugestões

Na avaliação da Proplan, comunidade externa e interna têm aderido ao chamamento para o preenchimento do formulário. Consulta encerra na próxima segunda (4).

Cerca de 700 estudantes, professores, servidores e membros da comunidade externa da UEL participaram até agora da etapa de consulta pública do novo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2023-2027, que está sendo elaborado pela Diretoria de Avaliação e Informação Institucional da Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan). A pesquisa obedece a uma metodologia estabelecida pela Rede Federal de Educação, que agrega 110 Instituições de Ensino Superior. A etapa de consulta termina na próxima segunda-feira (4) e tem o objetivo de ouvir vozes internas e externas para a consolidação dos dados e posterior encaminhamento para as instâncias acadêmicas (câmaras e conselhos superiores). O formulário de consulta pode ser acessado aqui.

O chefe da Divisão de Diagnóstico e de Desenvolvimento Institucional da Proplan, professor Valter Harry Bumbieris Jr., avalia que o volume de pessoas que opinaram é bastante bom, considerando que iniciativa de ouvir a comunidade externa é inédita e busca aumentar a interação da Universidade com os diversos setores.

O professor explica que, a partir da próxima semana, as sugestões recebidas serão avaliadas individualmente pela equipe da Divisão de Diagnóstico e de Desenvolvimento Institucional da Proplan. Depois de um filtro para evitar duplicidade, todas as informações serão repassadas ao grupo consultor do PDI que vai fazer uma avaliação final para inclusão no texto final. Ele explica que a próxima etapa será uma consulta aos nove centros de estudos da UEL, quando o processo retorna à Proplan para adequação. Por fim, haverá a elaboração do texto final.

O PDI tem o objetivo de apontar diretrizes e orientar o processo de gestão a curto e longo prazos e também a relação da Universidade com Londrina e com o sistema educacional do Paraná, sendo um importante instrumento de gestão pública. O plano também prevê a abrangência da UEL com setores como Saúde e Cultura. O último PDI da UEL foi aprovado em 2016, com previsão de avaliação das metas e ações a cada dois anos. O cronograma para elaboração do novo PDI, que deverá vigorar pelos próximos quatro anos, foi aprovado pelo Conselho de Administração (CA).