Prazo de conclusão do PDI é estendido para abril de 2024

Plano, que seria concluído até 30 de setembro, deve ser entregue até 30 de abril do próximo ano, segundo Administração.

O Conselho de Administração (CA) da UEL aprovou, na última quarta-feira (6), a prorrogação para a conclusão do novo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2023/2027. Com a dilação do prazo, o PDI, que seria concluído até 30 de setembro, deverá ser entregue até 30 de abril do próximo ano. O novo prazo atendeu solicitação da Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan), considerando a necessidade de concluir a segunda etapa do Plano, que prevê leitura e análise das sugestões feitas pela comunidade interna e externa, revisão dos objetivos e construção da nova versão. Pelo novo cronograma aprovado, o PDI deverá ser encaminhado à Administração da UEL até dezembro deste ano. No início de 2024 ele será encaminhado para análise final das instâncias da Universidade.

O PDI vai apontar diretrizes estratégicas e orientar o processo de gestão a curto, médio e longo prazos, além da relação da Universidade com Londrina e com o sistema educacional do Paraná. O último PDI da UEL foi aprovado em junho de 2016, com previsão de avaliação das metas e ações a cada dois anos.

O pró-reitor de Planejamento, Sérgio Carvalho, explicou que o pedido de prazo maior foi justificado com os resultados da primeira fase do trabalho executado pela equipe da Diretoria de Avaliação e Acompanhamento Institucional da Proplan. Ao todo, 904 estudantes, professores, agentes universitários e membros da comunidade externa participaram da consulta pública.

“Foi uma fase muito bem sucedida, que representa uma mudança de cultura na confecção de um PDI. Recolhemos os questionários que agora precisam ser lidos e avaliados”, adianta o pró-reitor. Segundo ele, abril de 2024 representa um cronograma seguro, que não será postergado.

A diretora de Avaliação e Informação Institucional da Proplan, professora Valdete de Oliveira Mrtvi, lembra que o processo de elaboração do PDI está sustentado em uma metodologia que prevê a documentação e a organização de onze eixos temáticos em quatro macroetapas. Ela explica que a equipe já consolidou os dados coletados a partir dos questionários respondidos. Todas as respostas geraram relatórios que foram repassados aos membros do grupo consultor do PDI que será responsável pela leitura.

A partir dessa análise o grupo fará a revisão dos objetivos estratégicos e encaminhará o resultado para manifestação nos centros de estudos. A partir destas observações o material retorna para o grupo consultor para finalização e construção da proposta final. O cronograma prevê para dezembro o envio do documento final para o Gabinete da Reitoria, que será responsável pelo envio aos conselhos superiores, para apreciação e aprovação.

Consulta

Além de solicitar a aprovação de novo prazo para finalização do trabalho, a Proplan apresentou aos conselheiros os resultados da consulta pública do PDI, realizada entre agosto e início deste mês, e que recebeu a colaboração de 904 pessoas. Desse total, participaram desta etapa 124 servidores, 360 professores, 10 representantes de entidades da sociedade civil, 381 estudantes e 29 egressos.