Rede de Laboratórios de Informática recebe R$ 2 milhões em novos computadores

Investimentos feitos com recursos do Fundo Paraná, via Seti, devem contemplar 23 mil estudantes de graduação e pós-graduação.

A Universidade Estadual de Londrina comemora a rápida concretização de um de seus mais importantes projetos estratégicos junto ao Governo do Paraná, voltado à modernização da Rede de Laboratórios de Informática para Atividades Acadêmicas (LINFAA). Com investimentos que ultrapassam R$ 2 milhões, vindos do Fundo Paraná, da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), a UEL passa a contar com 475 novos microcomputadores. Os equipamentos serão usados em projetos e atividades acadêmicas por cerca de 17 mil estudantes de graduação e mais de cinco mil alunos de pós-graduação, além de docentes, pesquisadores visitantes e membros da comunidade externa envolvidos.

Produzidos pela fabricante chinesa Lenovo, os computadores possuem alta capacidade de processamento e armazenamento de dados, além de monitores Full HD com webcam´s. As configurações foram definidas em reuniões com os coordenadores dos centros de estudos da UEL, especialmente os centros cuja natureza das atividades acadêmicas demanda uso de softwares específicos, característicos das indústrias atuais. A chegada dos novos computadores resultará em um melhor aproveitamento dos recursos e funcionalidades das ferramentas já disponibilizadas a toda comunidade universitária, tais como a plataforma Google Workspace e o pacote Office 365.

“Recebemos a demanda dos coordenadores de colegiado de cursos de graduação, de pós-graduação stricto sensu e lato sensu e dos coordenadores dos projetos de extensão também. As nossas pró-reitorias acadêmicas também recebem estas demandas e dialogam com a Proplan e criamos uma forma alternativa de conseguir recursos extraordinários para podermos dar conta disso”, lembra o pró-reitor de Planejamento (Proplan) da UEL, Sérgio Carlos de Carvalho.

Servidores da ATI instalando os equipamentos. Computadores serão utilizados por mais de 20 mil estudantes de graduação e pós, além de outros membros da comunidade acadêmica.

Ele ainda avalia que, embora a ampla maioria das famílias dos estudantes já possua equipamentos de informática, como celulares e tablets, boa parte destes equipamentos não é capaz de desempenhar determinadas funções necessárias ao avanço dos projetos e trabalhos acadêmicos. No caso das famílias de baixa renda, destaca, muitas vezes o uso do computador é compartilhado, o que diminui a produtividade dos estudantes. “Estes computadores ampliam muito a capacidade dos nossos estudantes de produzir extensão, pesquisa e, também, produzir para as disciplinas do ensino. Então, nós vamos continuar como diretiva da administração colhendo estas demandas e procurando fontes extraordinárias para financiamento destas demandas, fundamentais para nós”, conclui.

O diretor de Planejamento e Integração Acadêmica da Proplan, Sérgio Henrique Gerelus, ressalta que os computadores já foram instalados nos 28 espaços que compõem a Rede de Laboratórios de Informática para Atividades Acadêmicas, resultando na concretização de um processo que avançou a partir da liberação dos recursos pela Seti, em setembro do ano passado.

Gerelus explica que a utilização dos laboratórios, que são de uso compartilhado entre os departamentos, irá ocorrer mediante agendamento e autorização por parte das secretarias dos respectivos centros de estudos da UEL. “Da mesma forma, professores e membros da comunidade externa que estejam envolvidos em atividades como oficinas e cursos, projetos de ensino, pesquisa e extensão e que precisem utilizar os laboratórios podem entrar em contato com as secretarias dos departamentos”, orienta.

Com a vinda dos novos equipamentos, a UEL também celebra os esforços empregados pelos seus servidores nos trâmites do projeto estratégico, tais como as pró-reitorias de Graduação (Prograd), Pesquisa e Pós-Graduação (ProPPG), Planejamento (Proplan), de Administração e Finanças (Proaf), Assessoria de Tecnologia da Informação (ATI), diretores de centros de estudos e coordenadores dos colegiados dos cursos de graduação e pós-graduação.