UEL inicia obras complementares da Pista de Atletismo do Cefe
UEL inicia obras complementares da Pista de Atletismo do Cefe
Estão sendo construídos arquibancada coberta e com assentos individuais, almoxarifado, cabine de controle e estacionamento. Valor total passa de R$ 2 milhões.Começaram há cerca de um mês as obras complementares da Pista de Atletismo do Centro de Educação Física e Esportes (Cefe) da UEL. O projeto prevê a construção de uma arquibancada e demais estruturas, elevando o padrão técnico da pista, homologada atualmente pela Confederação Brasileira de Atletismo como Classe II, tendo a prerrogativa de receber competições nacionais e internacionais. As obras devem ser concluídas até outubro desse ano, no valor de R$ 2,17 milhões, recursos provenientes do Fundo Paraná, via Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), para financiamento de infraestrutura e apoio ao desenvolvimento de atividades de Pesquisa e Extensão relacionada ao esporte de alto rendimento.
O complexo da pista tem quase 20 mil m² e contém oito raias para provas certificadas. Segundo o diretor do Cefe, Orlando Mendes Fogaça Júnior, a construção representa a finalização do complexo, fundamental para a intensificação dos diversos projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão em desenvolvimento.
Estão sendo construídos arquibancada coberta e com assentos individuais, almoxarifado, cabine ou torre de controle e estacionamento, que ficará na parte posterior da arquibancada, inclusive com vagas para pessoas com deficiência. Durante o período de construção, parte da pista estará cercada por tapumes, para garantir a segurança de atletas e estudantes que utilizam a estrutura. Segundo o diretor, os recursos foram garantidos a partir de um projeto de pesquisa coordenado pelo professor Hélio Serassuelo Junior, do Departamento de Ciência do Esporte.
O projeto integra Ensino, Pesquisa e Extensão e busca levantar dados e informações para melhorar a performance de jovens atletas. As atividades consistem na coleta e comparação de indicadores para treinamento de melhora de performance, assim como para a saúde humana. Outro foco do projeto é qualificar estudantes do curso de Educação Física em uma das atividades esportivas que atraí cada vez mais interessados e praticantes. O atletismo possui 42 provas de mais destaque atualmente, sendo 28 olímpicas disputadas nas categorias masculina e feminina.