Novo PDI 2024/2028 orienta diretrizes e planejamento institucional

Documento passou por todas as instâncias acadêmicas e coletou opiniões da comunidade externa, com consultas a entidades civis.

A Universidade Estadual de Londrina divulga o novo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2024/2028, aprovado em reunião ordinária do Conselho Universitário (CU) da UEL, no último mês. O documento pretende balizar o planejamento da Instituição pelos próximos quatro anos, apontando diretrizes de gestão a curto, médio e longo prazos. Passou por todas as instâncias acadêmicas e administrativas da Universidade e, pela primeira vez, coletou opiniões também da comunidade externa, por meio de consultas a entidades da sociedade civil paranaense. O documento substituirá o plano anterior, aprovado em 2016, que teve sua vigência prorrogada no final de 2022 até a conclusão do atual PDI.

Além de promover uma consulta pública junto à comunidade interna e externa, o atual plano utilizou metodologia sustentada em onze eixos temáticos divididos em quatro macroetapas. A primeira, denominada de Atividades Preparatórias para a Elaboração do PDI, contemplou o Eixo Temático I (Perfil Institucional). A segunda, denominada Atividades de Diagnóstico para a Elaboração do PDI, reuniu os Eixos Temáticos II (Projeto Pedagógico Institucional), III (Cronograma de Implantação e Desenvolvimento da Instituição e dos Cursos), IV (Perfil do Corpo Docente) e V (Perfil do Corpo Técnico-Administrativo).

Essa macroetapa contemplou também o eixo VI (Organização Administrativa), VII (Política de Atendimento aos Discentes), VIII (Infraestrutura), IX (Avaliação e Acompanhamento do Desenvolvimento Institucional) e X (Gestão Financeira e Orçamentária). A terceira macroetapa, denominada de Atividades de Planejamento da Elaboração do PDI, contém o Eixo Temático XI (Processo de Monitoramento, Controle e Revisão do PDI). A quarta macroetapa, denominada de Atividades de Execução e Gestão do PDI, envolve a construção de alguns documentos que orientam o acompanhamento e o monitoramento do Desenvolvimento da UEL no quadriênio 2024/ 2028.

Planejamento

Para a reitora da UEL, Marta Favaro, o PDI representa uma importante ferramenta para o planejamento, constituindo-se como uma forma de avaliação e um programa para melhoria e acompanhamento de implementação de ações estratégicas. “É um instrumento de gestão pública, que nos ajuda a pensar a Universidade, a diagnosticar aquilo que é prioridade e a planejar em um determinado período”, destacou.

Ela ressalta que o PDI foi construído a partir de processo de avaliação do plano anterior, tendo como metodologia a consulta à comunidade interna e externa. Isso possibilitou a participação intensa de todos. Em uma primeira fase a participação individual de professores, estudantes e servidores, como também a representação da comunidade externa e segmentos da sociedade civil.

Esse material foi organizado e sistematizado para posteriormente ser apresentado para avaliação dos conselhos de centros de estudos, quando os professores puderam participar do debate pela segunda vez, colaborando com a definição dos objetivos estratégicos.

“A partir daí, o documento passou pelas câmaras de base da Universidade (câmaras de Graduação, Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação; Cepe, CA e por último o CU). É muito importante a aprovação de forma democrática do documento porque ele consiste em um eixo de orientação do nosso planejamento, avaliação e das prioridades. Ele também é olhado pelas instâncias externas quando a Instituição é avaliada. Estamos muito felizes com a aprovação e conclusão desse trabalho porque ele representou este esforço de elaboração coletiva. É assim que entendemos que deve ser a gestão da Universidade, que expressa a capacidade de elaboração de prioridades feita pelo coletivo”, ressaltou.

Para o chefe de Divisão de Diagnóstico e de Desenvolvimento Institucional, da Diretoria de Avaliação e Acompanhamento da Proplan, Valter Harry Bumbieris Junior, após a aprovação final pelo Conselho Universitário, a equipe responsável pelo PDI fez uma última revisão para acrescentar ajustes sugeridos nas câmaras e conselhos acadêmicos.

Ele ressaltou que foram 22 meses de trabalho que resultaram em um documento robusto, que ouviu 904 pessoas físicas e jurídicas, incluindo cerca de 300  convidados representantes de entidades civis. Ele considera uma participação importante, considerando que foi a primeira vez que o PDI foi debatido externamente. O objetivo foi ampliar a discussão dos rumos e do planejamento da Universidade a partir do ponto de vista da sociedade civil organizada.