Programas de pós-graduação terminam o ano com mais de 400 trabalhos entregues

Ao todo, foram 140 teses e 288 dissertações entregues nos 49 programas de pós-graduação da Universidade.

O ano de 2022 foi bem produtivo para os discentes e docentes dos Programas de Pós-Graduação Stricto sensu (Mestrado e Doutorado) da UEL. De acordo com a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (ProPPG), foram um total de 428 trabalhos entregues, sendo 140 teses e 288 dissertações. Atualmente, a UEL possui 49 programas com 80 cursos Stricto sensu.

Para a diretora de Pós-Graduação da UEL, a professora Mariana Aparecida Soares de Andrade, o número de teses e dissertações produzidas neste ano representa um quantitativo importante, demonstrando o impacto dos programas da Universidade na formação de recursos humanos de alta qualidade. “Pode-se considerar que estes números representam a consistência, persistência e dedicação de orientadores e orientandos dos programas da UEL”, afirma.

A diretora também relembra que muitos destes trabalhos foram concluídos mesmo após serem impactados diretamente pela pandemia. “Trabalhos que tiveram que ser paralisados, atrasados ou mesmo modificados em função das medidas de restrição, por mestrandos e doutorandos da área da saúde que tiveram que se dedicar ao combate da pandemia, que tiveram muitas mudanças pessoais e econômicas também em decorrência desse período”, destaca.

*Estagiária de Jornalismo na COM/UEL.