Docentes contam com ferramentas mais ágeis no Portal para gestão de projetos de pesquisa

Docentes contam com ferramentas mais ágeis no Portal para gestão de projetos de pesquisa

Avanços instaurados pela ATI implantam recursos análogos para projetos e atividades de extensão e graduação na Proex e Prograd, respectivamente.

Desde o início de junho, os docentes da UEL contam com novas ferramentas para agilizar a gestão de informações de projetos de pesquisa nos portais, como permitir a inclusão de estudantes, na qualidade de colaboradores discentes, e receber seus relatórios.

O avanço foi possível graças à Assessoria de Tecnologia de Informação da UEL (ATI), que já havia implantado, ano passado, recursos análogos para projetos e atividades de extensão, na Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Sociedade (Proex), e de graduação, na Pró-Reitoria de Graduação (Prograd). Conforme Humberto Ferreira da Luz Junior, diretor de Desenvolvimento de Sistemas da ATI, estudantes e docentes, cada um em seu respectivo Portal, poderão participar com muito mais agilidade e rapidez. A inclusão de colaboradores é outro avanço em relação ao modelo anterior.

O diretor de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG), professor Eduardo José de Almeida Araújo, explica o funcionamento das novas ferramentas, de manejo bastante simples. No menu do Portal Docente, o professor facilmente encontra a opção para incluir estudantes, seja de graduação ou pós-graduação. Antes, o aluno interessado precisava baixar um arquivo de Word, preencher e enviar. Agora, basta um acordo verbal e o fornecimento dos dados, que o professor ou coordenador inserirá no sistema. Automaticamente, o aluno é incluído, assim como ficam determinadas suas tarefas, carga horária semanal, prazo de participação e outros dados. Segundo Araújo, é possível até retroagir a data de entrada no projeto, desde que seja no mesmo mês.

O diretor de pesquisa explica que existem diferentes modos de participação de estudantes nos projetos, que constarão no cadastro. Por exemplo, existem mestrandos e doutorandos, que “encabeçam” uma pesquisa, junto com seu orientador. Também há outros alunos, pós-graduandos, que participam de alguma forma, neste caso como “colaborador discente”. O interesse pode vir da sua própria pesquisa, do propósito de reforçar a experiência e o currículo ou alguma outra motivação.

De maneira semelhante ocorre com alunos de graduação que podem participar dos projetos. Serão igualmente colaboradores discentes, e o professor Eduardo enfatiza que não se trata de Iniciação Científica. Esta possui outros requisitos e tem uma seleção própria. Mas, participar de projetos pode ajudar a cumprir horas de atividades acadêmicas complementares (AAC) ou, da mesma forma, reforçar o currículo.

Eduardo lembra ainda que a participação docente em projetos pode ser de três tipos: coordenador, colaborador e consultor. Destes, apenas o terceiro não possui carga horária atribuída e não pode fazer inclusões de alunos.

Relatórios

Outra ferramenta para mais agilidade é a gestão dos relatórios de participações nos projetos. O estudante fará o seu no respectivo portal. O professor receberá um e-mail avisando que há um relatório a ser avaliado no sistema. Ao entrar no Portal Docente e no projeto, verá todos os relatórios entregues. Lá, o professor pode fazer algumas correções, como de carga horária e prazo de participação, e de atividades desenvolvidas. Se optar por “Recusar”, o relatório volta para o aluno para correções, quantas vezes o professor julgar necessário. Se clicar em “Autorizar”, automaticamente libera o certificado para o participante.

Na avaliação do diretor de pesquisa, o novo sistema imprime grande agilidade, porque faz toda a “parte mecânica”, antes realizada pela ProPPG. “Bom para todos, especialmente para os usuários”, sintetiza.

Leia também