Doutorandos da UEL são contemplados com bolsas de estudo no exterior

Doutorandos da UEL são contemplados com bolsas de estudo no exterior

Dezoito estudantes de pós-graduação vão para Estados Unidos, Alemanha, Canadá, Portugal, Itália, Reino Unido, Austrália e Bélgica. Bolsas são da Capes.

Ao menos 18 estudantes de pós-graduação da UEL estão arrumando as malas para concluírem os estudos em universidades dos Estados Unidos, Alemanha, Canadá, Portugal, Itália, Reino Unido, Austrália e Bélgica. Contemplados no Programa Institucional de Doutorado-Sanduíche no Exterior (PDSE), da Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), os doutorandos já tiveram suas inscrições homologadas e, desde a publicação do resultado do edital nº 44/2022, na semana passada, estão se preparando para o início de um dos momentos mais interessantes da vida acadêmica: a oportunidade internacional. 

Diretora de pós-graduação da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (ProPPG) da UEL, a professora Suzana Mali de Oliveira explica que a pandemia da Covid-19 provocou um adiamento na concessão das bolsas de estudos do PDSE, em 2020, de modo que dois editais foram publicados pela Capes em 2022 visando preencher vagas remanescentes. 

Os estudantes da UEL contemplados nesta oportunidade pertencem aos programas de pós-graduação em Sociologia, Estudos da Linguagem (2 bolsas), Serviço Social e Política Social, Ciências da Saúde (2 bolsas), Ensino de Ciências e Educação Matemática (2 bolsas), Biotecnologia, Filosofia, Microbiologia (2 bolsas), Arquitetura e Urbanismo, Educação Física, Física, Patologia Experimental e Análise do Comportamento (2 bolsas). Eles devem embarcar nos meses de setembro e outubro, usufruindo das bolsas de estudos por um período entre seis e dez meses, ou seja, entre 2023 e 2024.  

O PDSE tem o objetivo de complementar e expandir as possibilidades de formação de recursos humanos de alto nível, contemplando, prioritariamente, áreas do conhecimento menos consolidadas no Brasil. Além da bolsa de estudos, os doutorandos conquistam benefícios para o seu deslocamento e instalação, além do seguro-saúde.

A ProPPG informa que 98 doutorandos da UEL foram contemplados com bolsas de estudos por meio do Programa Institucional de Doutorado-Sanduíche no Exterior desde 2018. Já quando considerado o total de bolsas concedidas pela Capes em 2023, o número chega a 2.035, reunindo investimentos do Governo Federal da ordem de R$ 113,6 milhões. 

Leia também