EAIC 2023 recebe inscrições até esta quarta-feira (20)

Evento coordenado pela ProPPG objetiva disseminar os resultados das pesquisas em nível de IC e IC Jr, em todas as áreas.

Termina nesta quarta-feira (20) o prazo para as inscrições para o 32º Encontro de Iniciação Científica (EAIC) e 4º Encontro Anual de Iniciação Científica Jr (EAICJr), que serão realizados de 7 a 9 de novembro. Os eventos são promovidos pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (ProPPG) da UEL e têm como objetivo disseminar os resultados das pesquisas desenvolvidas nas modalidades de Iniciação Científica e Iniciação Científica Júnior, fortalecendo assim o aprendizado científico através da troca de experiências entre estudantes, pós-graduandos e docentes. Por ser aberto à comunidade externa, fomenta também o intercâmbio de conhecimentos produzidos na universidade e as demandas do setor produtivo. As inscrições podem ser feitas neste link.

Hoje, a UEL tem, ao todo, 784 estudantes aptos a participarem dos eventos, distribuídos nas várias modalidades. São 75 IC Júnior Ensino Médio; 276 IC CNPq; 24 IC CNPq Ações Afirmativas; 160 IC Fundação Araucária; 58 IC Inclusão Social; 65 IC Bolsas UEL e 126 IC Sem Concessão de Bolsas. Contabilizando os 350 docentes orientadores, a expectativa é que o evento registre mais de de 1000 participantes, explica o professor Claudemir Zucareli, do Departamento de Agronomia (CCA) e da coordenação-geral do EAIC. Ele também coordena o Escritório de Apoio ao Pesquisador, da ProPPG.

As pesquisas abrangem oito grandes áreas do conhecimento: Ciências Agrárias; Ciências Biológicas; Ciências da Saúde; Ciências Humanas; Ciências Exatas e da Terra; Ciências Sociais e Aplicadas; Engenharias; e Linguística, Letras e Artes. Zucareli destaca que o programa de Iniciação Científica da UEL visa, além de despertar a vocação científica nos estudantes, contribuir para que eles desenvolvam um espírito crítico, sejam preparados para o exercício da profissão de forma ética e tenham consciência de seus papeis como vetores do desenvolvimento regional, e consequentemente, do País.

Professor Claudemir Zucareli, em entrevista à jornalista Eliete Vanzo. UEL tem ao todo 784 estudantes aptos a participarem do evento (Fotos: Ricardo Lima/Rádio UEL).

Paraná Faz Ciência 2023

Zucareli informa ainda que o EAIC será realizado de forma integrada com outros grandes eventos da universidade, o V Pró-Ensino: Mostra Anual de Atividades de Ensino, sob a coordenação da Pró-reitoria de Graduação (Prograd); e o Por Extenso, organizado pela Pró-Reitora de Extensão, Cultura e Sociedade (Proex). Ambos serão realizados de 6 a 10 de novembro e convergem para a Semana Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná – Paraná Faz Ciência 2023, maior evento científico do Estado e que a UEL vai sediar, também de 6 a 10 de novembro.

A Semana Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná 2023 é parte da 20ª Semana Nacional da Ciência e Tecnologia (SNCT 2023), uma iniciativa da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), em parceria com a Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital, da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico e da Universidade Estadual de Londrina. O objetivo é reunir a produção científica das instituições ligadas à Seti, que engloba as sete universidades estaduais, a Fundação Araucária (FA) e o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar). Também farão parte das atividades as instituições federais com sede em Londrina, como o Instituto Federal do Paraná (IFPR) e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Poder Executivo municipal e setor privado.