Coordenador da Capes visita o Programa de Pós-Graduação em Administração

Chefia da área de Administração conheceu a realidade do PPGA, a ProPPG e informou sobre o sistema de avaliação do órgão federal.

O coordenador da área de Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo, da Coordenação de Pessoal de Nível Superior (Capes), professor Márcio André Veras Machado, cumpre agenda nesta segunda-feira (9) na UEL com o objetivo de conhecer a estrutura e identificar o potencial do Programa de Pós-graduação em Administração (PPGA) da Universidade. A visita foi solicitada pelos professores do PPGA interessados em conhecer em detalhes o critério de avaliação da Capes, com foco na evolução do programa, atualmente avaliado com nota 3.

O PPGA vai completar 15 anos de atividades em 2024 e conta com 16 professores. O Programa oferece mestrado a partir da área de concentração em Organizações, Gestão e Sociedade, em duas linhas de pesquisa – Gestão de Organizações (GOR) e Organizações, Poder e Sociedade (OPS). Pela manhã, o coordenador do Capes se reuniu com a pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação (ProPPG), professora Sílvia Meletti, e com a diretora de Pesquisa da pró-reitoria, Suzana Mali.

O coordenador do Programa, Paulo Marcelo Ferraresi Pegino, explicou que a agenda do coordenador inclui uma visita à direção do Centro de Estudos Sociais Aplicados (Cesa) e, posteriormente, um encontro com os professores do PPGA. Márcio é professor do curso de Administração da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e deverá ficar na coordenação da área de Administração da Capes até 2026. Ele explicou que visitas de cortesia como essas servem para conhecer de perto da realidade dos programas.

Durante os encontros, ele aproveita para informar sobre o sistema de avaliação. A ideia é conferir pessoalmente a estrutura do curso na UEL, o corpo docente, bem como ouvir um relato sobre a política institucional de pós-graduação. O professor analisa que as universidades precisam apostar pesadamente na divulgação de suas ações, para se aproximarem cada vez mais da sociedade e aumentar o interesse dos estudantes.

No entanto, a realidade, segundo o professor, é diferente, com as novas gerações buscando outras alternativas que não o Ensino Superior em seus processos de formação profissional. Ele exemplificou com números do curso de Administração oferecido pela UFPB, que tem mais de 50 anos de atividades. Há 20 anos, a graduação reunia 23 professores e 1,2 mil estudantes; atualmente, o curso tem cerca de 40 professores e 600 alunos. Para coordenador da Capes, é fundamental que a Universidade brasileira busque aprimorar a forma de divulgação da pesquisa, ensino, extensão, bem como da prestação de serviços à comunidade. “Se a sociedade não entender nossa missão, fica difícil ver a nossa utilidade. Se temos dificuldade em reverberar, teremos também dificuldade em trazer a sociedade”, sugere o professor.