Número de bolsas de pós-graduação sobe 23% na UEL em 2023

Dados da ProPPG refletem fortalecimento da pós-graduação da Universidade. Quase 1300 projetos de pesquisa estiveram em execução no ano.

Levantamento realizado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (ProPPG) da UEL aponta que o número de bolsas de estudos concedidas a estudantes dos programas de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) cresceu cerca de 23% em 2023 quando comparado ao ano passado. Os números apresentados pela ProPPG também mostram que a participação de docentes e alunos em projetos de pesquisa é bastante representativa e que, apesar dos desafios, trilhar uma trajetória em direção ao desenvolvimento social e tecnológico por meio de uma carreira acadêmica ainda vale a pena para centenas de jovens pesquisadores.

Para a diretora de Pós-graduação da ProPPG, a professora Suzana Mali de Oliveira, 2023 foi um ano importante para a pós-graduação na UEL. Ela destaca a aprovação pelo Conselho Técnico-Científico de Ensino Superior da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) de dois novos cursos de doutorado – Bioenergia e Psicologia. Desta forma, a instituição passa a contar com 35 doutorados e 47 mestrados ligados a 49 programas de pós-graduação.

Alta no número de bolsas refletiu no incremento da pesquisa, segundo dados da ProPPG (Arquivo).

Sobre o crescimento geral das bolsas de estudos, a diretora explica que os recursos oriundos da principal financiadora do trabalho dos pós-graduandos no País, a Capes, chegam à UEL pelo Programa de Demanda Social (DS). Por meio deste programa, 507 bolsas de estudos foram concedidas aos mestrandos neste ano, 89 a mais do que em 2022, quando foram concedidas 418 bolsas. No mesmo período, a UEL pôde repassar 550 bolsas Capes DS aos alunos dos programas de doutorado, 87 bolsas a mais do que as 463 do ano passado, registrando crescimento de 21,29% e 18,79%, respectivamente.

Infográfico mostra evolução do número de bolsas da pós-graduação (Agência UEL).

A ProPPG explica que, somados ao número de bolsas oriundas de outras fontes de financiamento – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Fundação Araucária, do Governo do Paraná -, a evolução no período foi de 23%, o que reflete a qualidade dos programas de pós-graduação da UEL, avalia a diretora.

Atualmente, dos 49 programas, cinco são considerados de excelência por terem atingido os conceitos mais altos (6 e 7) na última Avaliação Quadrienal da Capes (2018-2022). No mesmo período, 17 programas tiveram o seu conceito elevado. “Dos nove programas do Paraná com nota sete, três são da UEL”, destaca a pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, Silvia Meletti.

A ProPPG ainda informa que a UEL captou R$ 55,4 milhões em 2023 para o custeio dos projetos, capital e bolsas. Este é o montante liberado pelas principais fontes de financiamento da ciência e tecnologia no País e no Paraná, incluindo a Fundação Araucária, Capes, CNPq, e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Projetos de Pesquisa

A Universidade Estadual de Londrina encerra 2023 com 1293 projetos de pesquisa em execução, o que coloca em movimento 1190 dos cerca de 1800 docentes em atividade atualmente, que orientam outros tantos estudantes bolsistas. Do total de projetos de pesquisa em execução, 271 foram cadastrados nos últimos doze meses. Destes, 68 precisaram passar pelo crivo dos comitês de ética e pesquisa dedicados à avaliação de procedimentos e aspectos éticos já que envolvem seres humanos.

Número de graduandos ativos em projetos, nas modalidades com bolsa ou sem bolsa (Agência UEL).

A coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa Envolvendo Seres Humanos – CEP/UEL e professora do Departamento de Ciências e Tecnologia de Alimentos (CCA), Adriana Lourenço Soares Russo, informa que o trabalho ao longo do ano contou com a colaboração voluntária de 26 professores da UEL. Ela destaca que 24 reuniões ordinárias foram realizadas e que o CEP emitiu 879 pareceres ao longo deste ano.

Para o diretor de Pesquisa da ProPPG, Eduardo José de Almeida Araújo, os números demonstram que a instituição continua cumprindo a sua missão de gerar novos conhecimentos e novas tecnologias, envolvendo estudantes desde o ensino médio.

“A maior parte do corpo docente da UEL é envolvida com projetos de pesquisa e percebemos o interesse dos participantes em também se tornarem cientistas. Vale destacar que, paralelamente à geração de novos conhecimentos, esses são os mesmos docentes que ministram as aulas das disciplinas nos cursos da UEL, assim como promovem ações de extensão (cursos, eventos) para difundir conhecimento científico para a nossa sociedade”.

Eduardo Almeida Araújo, diretor de Pesquisa (ProPPG).

2024

“O ano de 2024 é um ano importante para os Programas de Pós-Graduação, pois será o último ano do quadriênio de avaliação da Capes (2021-2024), um ano em que o relatório enviado à Capes será finalizado pelos Coordenadores, então é um ano de muito trabalho aos programas”, conclui Suzana Mali.