Estudos da Linguagem recebe professora de universidade francesa

Maria da Conceição Coelho Ferreira é pedagoga e formada em Letras, com doutorado pela Universidade de Lyon 2. Ela mantém laços fortes com o Brasil.

O Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PPGel) da UEL recebe, até o dia 30 de agosto, a professora Maria da Conceição Coelho Ferreira, da Universidade Lumière Lyon 2, da França. Maria da Conceição atua na graduação e na pós-graduação do curso de Langues Littératures et Civilisations Étrangères et Régionales – Études Lusophones e também é responsável pela graduação em Português e pelo Institut d’Etudes Brésiliennes, cujo objetivo é difundir a língua portuguesa e a literatura brasileira no cenário europeu, bem como apoiar estudantes brasileiros ou que desejem aprender a língua portuguesa.

A professora é formada em Pedagogia e Letras no Brasil. É mestra em Littérature Générale et Comparée, pela Université Sorbonne Nouvelle, e doutora em Etudes Portugaises et Brésiliennes pela mesma instituição. Embora trabalhe há muitos anos na França, a professora afirma que mantém um laço bastante forte com a língua e literatura brasileiras.

Visita da professora Conceição (centro) movimentou diretoria de Centro e ARI. Ela veio para curso e aula inaugural (Foto: Arquivo pessoal).

Visita

A visita de Maria da Conceição foi dividida em dois momentos: na primeira etapa, nesta segunda-feira (19), ela se reuniu com a Assessoria de Relações Internacionais (ARI), representada pela diretora, Viviane Furtoso; a diretora do Centro de Letras e Ciências Humanas (CLCH), Laura Taddei Brandini; a coordenadora do PPGel, professora Andréia da Cunha Malheiros Santana, e a vice-coordenadora do programa, professora Joyce Elaine de Almeida. A reunião teve como foco apresentar um pouco da estrutura da UEL e possibilidades de parceria entre instituições.

No segundo momento, a professora ministrará a disciplina de Estudos Avançados, intitulada “Pensar o mundo globalizado e seus problemas através da leitura da literatura brasileira numa aula de Português como Língua Estrangeira”, na qual  abordará processos de leitura a partir do conceito de letramento, a partir de teóricos como Street e Chartier. Além da disciplina, a professora ministrará a aula inaugural do segundo semestre do programa, que vai pontuar as semelhanças no curso de Letras nos dois países: França e Brasil. A aula inaugural será no dia 28, às 19h15, com inscrições gratuitas.

De acordo com a cooordenadora do programa, Andréia da Cunha Malheiros Santana, a visita e a participação da professora nas atividades do PPGel são um passo importante para futuras parcerias e para conhecer um pouco mais das pesquisas e da realidade do profissional que trabalha com a língua portuguesa no cenário europeu. “Outro movimento importante é ampliar a visão dos nossos estudantes sobre a própria língua”, considerou a professora.