UEL recepciona 150 novos alunos de Mestrado e Doutorado
UEL recepciona 150 novos alunos de Mestrado e Doutorado
São cerca de 150 novos alunos divididos entre os programas de pós-graduação Stricto sensu.A Universidade Estadual de Londrina (UEL), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRoPPG), recepcionou os ingressantes dos cursos de Mestrado e Doutorado nesta terça-feira (19), após o início do segundo semestre do ano letivo na segunda (18). São cerca de 150 novos alunos divididos entre os programas de pós-graduação Stricto sensu.
A cerimônia foi realizada no Anfiteatro Cyro Grossi, no Centro de Ciências Biológicas (CCB), com presença de autoridades da instituição. Sobre as expectativas da PRoPPG quanto ao novo semestre, a diretora de Pós-Graduação, Suzana Mali de Oliveira, contou que “sempre são as melhores possíveis”, visto que a UEL se prepara para receber os discentes de cada turma nova com uma infraestrutura organizada.
Trajetória de egresso
O professor Admilton Gonçalves de Oliveira Jr. ministrou uma palestra intitulada “Do paquímetro e partituras à Biotecnologia: A inesperada sinfonia de uma carreira multidisciplinar”, com sua trajetória de vida como tema.
Atualmente, ele é professor adjunto do Departamento de Microbiologia da UEL e docente credenciado nos Programas de Pós-Graduação em Microbiologia e Ciência de Alimentos da Universidade. Também é mestre e doutor em Microbiologia pela UEL, com Pós-Doutorado na área de produtos biológicos para a proteção de plantas, realizado em 2012.
Natural de Paranavaí, no noroeste do Estado, Oliveira trabalhou como torneiro mecânico na adolescência, em uma oficina com o pai. Ao mesmo tempo, lecionava a arte do violino em um conservatório de música em sua cidade natal. Em sua fala na recepção, usou suas próprias conquistas como exemplo para mostrar aos alunos “que todos podem buscar os seus objetivos, que é importante traçá-los e que eles podem ser atingidos desde que façam valer a pena cada momento”.

Estudante Especial
Graduados em diversas áreas do conhecimento se preparam para ingressar em programas de pós-graduação como Estudantes Especiais, após as recentes aprovações nos processos seletivos específicos.
Um ano após a formatura em Direito pela UEL, Lucas Villas Bôas Leite se prepara para retornar ao campus para cursar a disciplina “Seminários em temas jurídicos contemporâneos: Justiça social, Estado do Bem-Estar e Igualdade”, ofertada pelo Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Direito Negocial.
Ele pretende ingressar no Mestrado como Estudante Regular no futuro, e assim, “a oportunidade de cursar disciplina como aluno especial me parecia imperdível”. Contou que “a disciplina vai ser ministrada por dois importantes professores do nosso curso de Direito e um professor de uma universidade espanhola que participará como convidado. A escolha se deu especialmente por conta da temática e dos docentes envolvidos, que me deram certeza de excelência”, explicou.
O advogado acrescentou que, como egresso de Direito, conhece bem o programa de pós-graduação e já atestou “sua importância para a universidade e para a comunidade jurídica”.
Mesa
Além da diretora de Pós-Graduação, a mesa da cerimônia contou com a reitora da UEL, Marta Fávaro, o coordenador do Escritório de Apoio à Pesquisa, Claudemir Zucareli, a coordenadora do Colegiado de Programas e Cursos Stricto sensu, Adriana Soares, e a coordenadora da Comissão Institucional de Autoavaliação dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu, Flávia Alessandra Guarnier.
Inscrições
No dia 19 de setembro, estarão abertas as inscrições para Estudante Regular para os Programas de Pós-Graduação Stricto sensu, com cursos de Mestrado e Doutorado ofertando vagas. Cada programa irá estabelecer a data de início das aulas no 1° semestre letivo de 2026.

(*Bolsista na Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação)