PRoPPG premia destaques do Encontro de Iniciação Científica e do EAIC Jr 2025
PRoPPG premia destaques do Encontro de Iniciação Científica e do EAIC Jr 2025
Os encontros científicos se estenderam de 10 a 12 de novembro, com a apresentação de 736 trabalhos no âmbito do EAIC e 63 na versão júnior, para alunos do Ensino MédioA Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRoPPG) concedeu a Menção Honrosa por Mérito Científico aos trabalhos que se destacaram no 34º Encontro Anual de Iniciação Científica (EAIC) e no 6º EAIC Jr. da Universidade Estadual de Londrina (UEL). A cerimônia de premiação foi realizada na Sala dos Conselhos na última segunda-feira (24), com a presença dos contemplados, seus orientadores e autoridades da instituição.
Os encontros científicos se estenderam de 10 a 12 de novembro, com a apresentação de 736 trabalhos no âmbito do EAIC e 63 na versão júnior, para alunos do Ensino Médio. Dos 88 universitários que solicitaram para concorrer a Menção Honrosa, 16 foram escolhidos, sendo dois melhores trabalhos em cada grande área do conhecimento. Já no EAIC Jr, o pódio foi escolhido entre quatro submissões.

A seleção compreendeu uma avaliação pelo comitê científico do resumo submetido e da apresentação oral pelos professores presentes nas sessões, com diferentes pesos. O resultado foi homologado pela comissão coordenadora do evento.
Conforme Eduardo Araújo, diretor de Pesquisa da PRoPPG, premiar um grupo seleto de alunos é um gesto simbólico e poderoso, pois “reconhece trajetórias de dedicação, dá visibilidade à qualidade das pesquisas desenvolvidas na UEL e funciona como um incentivo concreto para que esses jovens sigam a carreira científica e se tornem futuros líderes em pesquisa e inovação”.
Os certificados foram entregues pela reitora Marta Favaro e pelo coordenador do Escritório de Apoio ao Pesquisador, Claudemir Zucareli, também à frente do EAIC e EAIC Jr.
Décadas de impulso a pesquisa
A contínua promoção dos eventos científicos nas últimas três décadas é uma estratégia para a UEL, pontuou Araújo, visto que eles “colocam a iniciação científica no centro da formação universitária, permitindo que estudantes de graduação e da educação básica vivenciem, desde cedo, o fazer científico em diferentes áreas do conhecimento”.
O diretor reforçou que são centenas de trabalhos apresentados a cada edição, o que mostra que a IC é um dos principais caminhos de formação de recursos humanos para a pesquisa, “renovando nossos grupos, aproximando docentes, pós-graduandos e estudantes e fortalecendo o compromisso da universidade pública com a produção de conhecimento de qualidade”.
*Bolsista na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
