ProRH orienta servidores sobre alterações em regras para aposentadorias e abono de permanência

ProRH orienta servidores sobre alterações em regras para aposentadorias e abono de permanência

Servidores devem refazer as simulações no simulador de aposentadoria, que está no Portal do Servidor e conta com guia prático para uso.

A equipe da Pró-Reitoria de Recursos Humanos (ProRH) da UEL está orientando servidores para que refaçam as simulações de suas aposentadorias, em virtude de novas normativas (Emenda Constitucional do Paraná 45 de 05/12/2019 e Lei Complementar 233 de 10/03/2021), que alteraram o regramento e o direito de agentes públicos afetados pela Reforma da Previdência, em 2019. O simulador de aposentadoria foi atualizado, considerando as novas possibilidades de previsões a aposentadorias e abonos de permanência. Acesse o simulador e guia prático de utilização do sistema.

Segundo o pró-reitor de Recursos Humanos, Leandro Altimari, servidores que tiveram aposentadorias barradas a partir da aplicação da Reforma da Previdência, aprovada em dezembro de 2019, podem ser beneficiados com as recentes normativas. Além da Emenda Constitucional e Lei Complementar, existe ainda o Acórdão nº 848/2022 do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) e o comunicado 009/2022, do Departamento de Recursos Humanos e Previdência da Paranaprevidência.

Além de orientar a conferência via simulador, a Divisão de Aposentadoria e Benefícios da ProRH estabeleceu um horário específico para atendimento presencial nestes casos. Os atendimentos serão realizados às quartas-feiras, das 8h às 12h e das 14h às 18h, e aos sábados, das 8h às 12h. Interessados também poderão solicitar informações e esclarecer dúvidas pelo e-mail prorhdab@uel.br.

Já os servidores que atuam no Hospital Universitário (HU), Centro de Ciências da Saúde (CCS) e CEI/HU poderão recorrer a atendimento presencial às terças-feiras na DRH/Serviço de Aposentadoria e Benefício do próprio HU, mediante agendamento no ramal 2392.

Leia também