Idosos conhecem caminhos do Campus Universitário em iniciativa da UNATI

Idosos conhecem caminhos do Campus Universitário em iniciativa da UNATI

A atividade teve como objetivo apresentar os espaços da instituição que sedia a UNATI e fortalecer o vínculo dos participantes com o ambiente acadêmico.

Na tarde desta terça-feira (20), idosos participantes da Universidade Aberta à Terceira Idade (UNATI) da UEL e do Centro de Convivência do Idoso (CCI) de Londrina se reuniram para um tour especial pelo Campus Universitário. A atividade teve como objetivo apresentar os espaços da instituição que sedia a UNATI e fortalecer o vínculo dos participantes com o ambiente acadêmico.

Cerca de 31 idosos iniciaram o passeio. A caminhada teve início no Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA) e seguiu até o Centro de Ciências Biológicas (CCB), onde os participantes aproveitaram para fazer um piquenique.

O grupo percorreu todo o Calçadão da UEL, conhecendo diversos centros de estudos e pontos marcantes, como a Réplica da Primeira Igreja Matriz de Londrina, e a sede do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB). O passeio foi marcado por interação, descobertas e valorização da presença da pessoa idosa no espaço universitário.

Idosos conhecem caminhos do Campus Universitário em iniciativa da UNATI. (Foto: Ana Júlia Torres e Guilherme Deliberali).

No dia, três professores vinculados à UNATI acompanharam o passeio. São eles: Denilson Teixeira, docente do Departamento de educação-física e coordenador do projeto, Marilene Cesário, também docente do curso de educação-física e Marcia Rorato, associada ao departamento de Letras da UEL. 

Programações como essa, não são tão frequentes no cronograma do projeto, todavia, outras atividades semelhantes foram realizadas, como visitas no Sesc Cadeião, passeios no Museu Histórico de Londrina, e até mesmo uma viagem para a Praia de Leste, no Pontal do Paraná, que reuniu boa parte das participantes da UNATI.

Em meio a tantas atividades, a UNATI promove semanalmente rodas de conversas abertas ao público idoso, todas as terças-feiras, às 14h, no Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA), incentivando o diálogo, a troca de experiências e o fortalecimento de vínculos sociais. 

Idosos conhecem caminhos do Campus Universitário em iniciativa da UNATI. (Foto: Ana Júlia Torres e Guilherme Deliberali).

Além disso, também são oferecidas diversas oficinas, como a oficina da memória, que é realizada pela professora Fernanda Melo, docente do curso de fisioterapia. Oficina de espanhol, que, além do idioma, também explora a cultura dos países falantes da língua. Aulas de Hidroginástica, que começarão a ser ofertadas em breve. Sessões de massoterapia, em parceria com o IFPR,  e muito mais. 

Idosos conhecem caminhos do Campus Universitário em iniciativa da UNATI. (Foto: Ana Júlia Torres e Guilherme Deliberali).

Fora isso, a UNATI também abre espaço que os idosos tenham o protagonismo, assim algumas atividades são ministradas pelos próprios participantes, a exemplo da oficina de teatro espontâneo, que será ministrada pela artista plástica Lia Salvany, uma mulher com mais de 80 anos, extremamente engajada em ações direcionadas à terceira idade.

A UNATI segue a finco o conceito de projeto de extensão, conectando a universidade com a sociedade, de modo que essa troca de saberes siga agregando conhecimento e desenvolvimento para ambas as partes.

Todas as atividades são gratuitas e abertas à comunidade.

(Reportagem de Ana Júlia Torres e Guilherme Deliberali, bolsistas do projeto e estudantes do segundo ano de jornalismo da UEL).

Publicado em

É autorizada a livre circulação dos conteúdos desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, desde que citada a fonte.