Colaboradora da UEL FM integra rede internacional de world music

Colaboradora da UEL FM integra rede internacional de world music

jornalista Janaína Ávila, produtora e apresentadora do programa Mundo Sonoro, agora faz parte da Transglobal World Music Chart (TWMC)

publicado por

Agência UEL


A colaboradora da UEL FM (107,9), jornalista Janaína Ávila, produtora e apresentadora do programa Mundo Sonoro, agora faz parte da Transglobal World Music Chart (TWMC), uma rede internacional de críticos de música com atividades regulares ligadas à divulgação da world music, em qualquer tipo de mídia. O programa Mundo Sonoro voltou à programação da UEL FM em maio de 2019, ao vivo, às sextas-feiras (com reprise nas segundas, às 21 horas), depois de um hiato de 13 anos, tempo que Janaína morou fora do Brasil. Durante uma hora, o Mundo Sonoro leva os ouvintes para passear pelos quatro cantos através da música, sempre com muita música, informação sobre os artistas, culturas e lugares.

A TWMC, existe desde 2015. Foi fundada por Ángel Romero (WorldMusicCentral.org, dos Estados Unidos), Araceli Tzigane e Juan Antonio Vázquez (Mundofonías, Espanha) e reúne representantes de cerca 30 países, entre eles o Brasil, com dois membros. Todos os meses, a Transglobal produz uma lista de álbuns que, na opinião dos seus quase 60 membros, possuem relevância dentro do cenário da world music de forma muito abrangente. O painel inclui qualquer produção de qualidade, gravada em qualquer país, incluindo autoproduções e lançamentos de pequenas gravadoras. Além da divulgação, o objetivo é facilitar a inclusão de artistas ao mercado, independentemente das barreiras geográficas, com base no mérito e talento, e não apenas na popularidade, tamanho das produções ou vendas de discos. A lista é publicada todos os meses no site da rede – Transglobalwmc – e ainda conta com uma edição com os melhores do ano.O trabalho dos membros consiste em classificar seus álbuns favoritos entre os mais recentes lançamentos mundiais de música.

Jornalista Janaína Ávila produz o programa Mundo Sonoro (FOTO: Arquivo pessoal)

As produções chegam aos membros fisicamente ou no formato digital: a ideia é permitir a todos de enviarem os seus discos, sem que o custo represente uma desvantagem para qualquer artista ou gravadora. Os membros do painel da TWMC votam livremente nos seus álbuns favoritos e o resultado gera a lista dos melhores classificados.

(Com texto e informações da Assessoria e UEL FM).

Leia também