Extensão universitária é tema de série especial produzida pela Rádio UEL FM

Série será exibida toda quarta-feira, no Revista Meio-Dia, e vai conversar com atores envolvidos no ecossistema de Extensão.

Valeria Giani

Agência UEL

Os saberes gerados dentro da universidade pública precisam ser compartilhados de forma a criar benefícios para toda a sociedade. Na construção de caminhos que podem contribuir no enfrentamento de problemas e questões sociais, estão envolvidos servidores públicos, docentes das mais diversas áreas, e ainda estudantes que têm a oportunidade de participar de um processo ativo de formação.

A série “A UEL além do Campus – O poder transformador da extensão universitária”, com estreia programada para esta quarta-feira (17), no programa Revista do Meio-Dia, aborda o caráter extensionista da UEL, comenta temáticas de projetos e programas em andamento, e conversa com atores envolvidos em um ecossistema construído a partir do diálogo entre universidade e sociedade.

Estreia

Uma avaliação inicial da política extensionista da UEL leva em conta os números. Desde que foi iniciada a contagem histórica, já foram desenvolvidos 1.354 projetos ou programas. Hoje, em andamento, são 244. Mais de 900 professores estão comprometidos com a extensão, número muito próximo à totalidade do corpo docente. São dois mil estudantes de graduação ou pós-graduação, bolsistas ou colaboradores.

A dimensão do alcance das ações extensionistas deve ser ainda observada pelo tamanho da população beneficiada em municípios aonde elas chegam para transformar realidades e garantir a igualdade de direitos aos mais carentes. Atualmente, são 700 mil pessoas atendidas.

O panorama atual da extensão na UEL é tema do primeiro episódio da série que tem a participação da pró-reitora de Extensão, Cultura e Sociedade (Proex), Zilda Andrade, e do diretor de Programas, Projetos e Iniciação Extensionista, Paulo Liboni. No capítulo de estreia, eles abordam a importância da disseminação do conhecimento acadêmico e os desafios com a sistemática de integração das atividades extensionistas à matriz curricular dos cursos de graduação.

Próximos episódios

Nos demais episódios da série “A UEL além do Campus – O poder transformador da extensão universitária”, a conversa é com docentes coordenadores e colaboradores, estudantes e pessoas beneficiadas por programas e projetos de extensão da UEL. A sustentabilidade ambiental no Hospital Universitário, através do reaproveitamento de recicláveis para confecção de sacolas para pacientes, e a agroindústria que está transformando a vida de produtores rurais no Assentamento Rural Iraci Salete, em Alvorada do Sul, estão entre os temas dos próximos episódios.

Série “A UEL além do Campus – O poder transformador da extensão universitária”;

Estreia nesta quarta (17), na Revista do Meio-Dia, com capítulos inéditos toda quarta-feira;

Jornalistas responsáveis: Valéria Giani e Eliete Vanzo;

Produção: Núcleo de Jornalismo/Rádio UEL FM.