Rádio UEL estreia quadro diário com efemérides da música brasileira

Rádio UEL estreia quadro diário com efemérides da música brasileira

Assinada pelo diretor de programação da Rádio, coluna destaca o músico Jards Macalé, que completa 80 anos nesta sexta.

A coluna “O dia de hoje na música brasileira” destaca a data de nascimento ou de morte de grandes personagens da MPB e traz recortes da vida de cada personagem, com curiosidades ou dados biográficos pontuais. A estreia é nesta sexta-feira (3), na Rádio UEL FM (107,9 MHz) ou no aplicativo da emissora. Jards Macalé é o destaque do primeiro programa (ouça abaixo):

“Além das datas de nascimento ou da morte de cantores, cantoras, compositores, arranjadores e produtores musicais, o objetivo de cada edição da coluna é dimensionar a importância dos personagens no contexto da música brasileira por meio de boas histórias e curiosidades”, explica o diretor de programação da UEL FM, Jersey Gogel, que assina produção, redação e apresentação da nova coluna diária.

Macalé, um dos principais nomes da música brasileira, é tema de coluna nesta sexta. Cantor lança single e faz 80 anos na data (Foto: Leo Aversa)

Na coluna de Macalé, por exemplo, Gogel relata que o cantor, compositor e ator, nascido em 1943, passou por dificuldades financeiras em 1973 e decidiu organizar um show beneficente para si mesmo. Logo, porém, a apresentação se estendeu a outros músicos e recebeu o nome de “O banquete dos mendigos”. Nesta sexta (3), quando completa 80 anos de vida, Macalé lança “Coração Bifurcado” (ouça ao lado), single que prepara a chegada de seu novo álbum, com 12 músicas inéditas. O projeto completo, que sai em abril e será dedicado a Gal Costa, nasce da premissa de que é possível cantar o amor em meio ao caos, além de propor novas abordagens ao cancioneiro amoroso.

Single “Coração Bifurcado”, de Jards Macalé, lançado nesta sexta (3)

A ideia da nova coluna na UEL FM seguirá o modelo do “Almanaque”, quadro que fazia parte do “Trem das Onze”, também produzido e apresentado na rádio por Gogel. “O ‘Trem das Onze’ ficou 13 anos no ar e foi pioneiro na exploração das efemérides musicais. Hoje é muito comum encontrar por aí, especialmente nas redes sociais, pessoas que usam esse conteúdo como recurso editorial. Mas, praticamente, não há nada voltado para as grandes figuras que fizeram e fazem a história da música brasileira. A Rádio UEL vai preencher essa lacuna”, diz o produtor.

A coluna vai ao ar diariamente nos seguintes horários: de madrugada, às 2h; e de manhã, às 7h e às 11h30. À tarde, a coluna será apresentada às 14h e às 16h e a última edição é veiculada às 23h. Além da apresentação de histórias e curiosidades, o programa encerra com uma canção. A coluna também poderá ser acompanhada pelas redes sociais da rádio (Instagram e Facebook). Além disso, a produção estará disponível no site e no aplicativo da emissora da universidade.

Serviço

Programa “O dia de hoje na música brasileira”;
Na UEL FM (107,9 MHz, no site e no app);
Produção e apresentação: Jersey Gogel;
Confira os horários: 2, 7, 11h30, 14, 16 e 23h.

Leia também