Jornalista ex-estagiária da UEL FM resgata história da rádio em webdocumentário
Jornalista ex-estagiária da UEL FM resgata história da rádio em webdocumentário
Heloísa Gonçalves produziu uma série documental de 51 minutos dividida em cinco episódios, disponíveis no YouTube da TV UEL.A jornalista recém-formada pela UEL Heloísa Gonçalves dedicou seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) à emissora de rádio que foi seu local de estágio por mais de um ano: a Rádio UEL FM (107.9). Em uma série documental de cinco episódios disponível no Youtube da TV UEL, Heloísa resgatou a história da rádio universitária inaugurada em 1990 a partir de depoimentos de alguns de seus principais personagens. A orientação foi da professora Lívia Sprizão de Oliveira, do Departamento de Comunicação (Ceca).
Ao todo, foram 22 entrevistas, além de rico material de arquivo que contempla vídeos e fotografias. Foram mais de sete horas de material, que geraram 51 minutos de documentário, divididos em cinco episódios. A trilha sonora segue o “carro-chefe” da UEL FM: Música Popular Brasileira (MPB). No primeiro episódio, a trilha da abertura fica por conta de Gilberto Gil.
A jornalista conta que a motivação para fazer seu TCC surgiu durante o período em que estagiou na emissora. “Criei uma amizade boa com as jornalistas, os programadores e a equipe da secretaria, então decidi produzir a série como um agradecimento a toda essa parceria que segue até hoje, mesmo não estagiando mais lá”, conta.
O primeiro episódio chama-se “Pela Rádio” e aborda o contexto histórico de formação da emissora, com depoimentos de Maria Rosa Abelin, fundadora da rádio; Edyr Pedro, atual diretor-geral; João Bolfe Lopes, sonoplasta; e João Silveira Baldy, apresentador do programa Passado a Limpo. O segundo aborda dois programas jornalísticos da UEL FM, o UEL FM Notícia, que não faz mais parte da programação, e a Revista do Meio-Dia, que continua nas ondas da emissora. Já o terceiro episódio destaca ex-estagiários que passaram pela rádio e ganharam o mundo.
No quarto, o tema foi o programa Trem das Onze, que abordava diariamente na programação da rádio o cenário cultural londrinense. Neste episódio, foram entrevistados Jersey Gogel, criador do programa; Rafael Montagnini, um dos apresentadores; e Márcio Américo, um dos inúmeros convidados da revista cultural. O quinto e último episódio teve como tema uma campanha de financiamento feita em 2016, quando um raio atingiu equipamentos essenciais para o funcionamento da UEL FM.
Heloísa revela que uma das descobertas que mais a impressionou durante o processo de pesquisa para o trabalho foi o contraste técnico para colocar a programação no ar nos anos 1990, quando a rádio foi fundada, em comparação com os dias de hoje. “Os funcionários me contaram que o processo era totalmente manual, que se um vinil estivesse rodando o técnico não podia sair nem para ir no banheiro, porque se o vinil enroscasse alguém tinha que estar lá pra arrumar”, lembra a jornalista.
Confira a primeira parte do documentário abaixo:
*Estagiário de Jornalismo na COM/UEL.