Feriado prolongado tem exibição de três programas especiais na Rádio UEL

Rádio exibe documentário sobre Serra da Capivara, show de Paulinho Moska e álbum de Ná Ozzeti e Luiz Tatit.

A Rádio UEL FM (107,9) exibe três programas especiais desta quinta-feira (30) a sábado (1º). No feriado desta quinta, Dia de Corpus Christi, no lugar da Revista do Meio-Dia, será exibido o projeto “Imagens sonoras: um ensaio documental inspirado na Serra da Capivara”, da jornalista Rakelly Calliari, fruto de sua visita ao parque, no Piauí, em novembro do ano passado. O programa estreou na rádio no dia 4 de maio e é tema de uma instalação que pode ser visitada até 9 de junho, no Sesc Cadeião. Além de fones para a escuta do programa, o Sesc exibe 15 fotos do professor do Departamento de Comunicação (Ceca) e jornalista Emerson Dias, que ajudam a guiar o viajante nessa jornada sonora.

O ensaio documental tem 42 minutos de duração e já foi tema de uma escuta coletiva no Cadeião. Novo encontro em grupo está marcado para 5 de junho, quando o parque completa 45 anos. A Serra da Capivara é um dos 63 parques nacionais e está entre os dez que protege a caatinga, abrigando quase 40% do bioma preservado do País. Ocupa área de 130 mil hectares, onde já foram localizados cerca de 400 sítios arqueológicos, a maioria com painéis de pinturas e gravuras de grande valor arqueológico e estético. O programa está disponível no canal do YouTube de Rakelly Callari, com legendas em português e em inglês.

Visita dos jornalistas à Serra da Capivara é tema de documentário, que será reprisado pela emissora neste feriadão prolongado (Foto: Emerson Dias)

Já na sexta-feira, dia 31, também ao meio-dia, no lugar da revista, será exibida a reprise de um especial que a rádio veiculou em 2016, com Paulinho Moska, em que o cantor e compositor carioca escolheu e comentou temas mais representativos de sua trajetória. “Um audiorretrato de Paulinho Moska – as 12 canções preferidas do artista” é o nome do programa. Com mais de três décadas de carreira, atualmente ele está finalizando uma turnê na Europa junto com a cantora Mart’nália. Os dois percorreram cinco países para uma série de 10 shows.

O programa apresenta desde músicas com o argentino Fito Paez até parceria com Chico César, além de temas que ficaram ainda mais conhecidos por causa das novelas. Encerra com “Um móbile no furacão” que, na época, ele explicou considerar sua forma de enxergar a vida. “A ideia de ter um móbile no furacão é minha vontade de não parar em nenhum lugar; de não ser o mesmo e enxergar a vida como um movimento constante, uma aventura. A gente aprende conforme se joga nessa aventura”, explicou. O programa foi gravado em 21 de maio de 2016, quando Moska esteve em Londrina para o show “Violoz”, no Teatro Marista, a convite do projeto Vectra ConstruSom, da construtora Vectra.

Cantor e compositor Paulinho Moska. Ao vivo do músico, gravado pela Rádio UEL no Vectra ConstruSom de 2016, será retransmitido (Foto: Jornal O Globo).

Já no sábado, às 11h, tem o “Faixa a faixa” do disco “De lua”, trabalho recém-lançado de Ná Ozzetti e Luiz Tatit. Parceiros de longa data – mais de 30 anos de atuação juntos – eles vêm pondo em prática um modelo de criação, por meio do qual Ná compõe a melodia e suas inflexões sugerem ao Tatit frases que, aos poucos, vão formando o tema da letra. Os artistas começaram suas carreiras no Grupo Rumo (expressão da vanguarda paulista dos anos 1980) e escolheram dez canções representativas desse longo período de trabalho para a produção do álbum, cinco delas concluídas nos últimos dois anos.

O álbum contou com a colaboração direta dos instrumentistas nos arranjos finais: Sérgio Reze, na bateria; Mário Manga, guitarras e intervenções de violoncelo; e o multi-instrumentista Danilo Penteado, no baixo elétrico e também no cavaco, sanfona e guitarra. O “Faixa a faixa” teve gravação com Ná e Tatit feita pelo jornalista Rogério Cavalcante, londrinense que vive em São Paulo e já integrou o time do programa Trem das Onze, da UEL FM. A edição do programa é de Jersey Gogel.

Álbum de Ná e Tatit, “De lua” foi lançado neste mês de abril e celebra 30 anos de parceria entre artistas (Foto: G1).