Osuel faz dois concertos nesta terça (25), no RU; Terra Celta é atração nesta quarta (26)
Osuel faz dois concertos nesta terça (25), no RU; Terra Celta é atração nesta quarta (26)
Organização estima presença de 6 mil pessoas nas duas apresentações. Promoção é da Rádio UEL FM, com apoio da Casa de Cultura e Administração da UEL.Um grupo de 14 músicos do naipe de cordas da Orquestra Sinfônica da UEL (Osuel) faz duas apresentações no pátio do Restaurante Universitário (RU) nesta terça-feira (25), em dois horários, às 12h e às 17h30. O concerto das 12h terá transmissão ao vivo no canal do YouTube da TV UEL e também na página da Rádio UEL FM (107,9 MHz) ou pelo aplicativo Rádio UEL FM. As duas apresentações são eventos complementares da Semana de Recepção (SER UEL) 2024, realizada entre os dias 17 e 19 de junho, no Campus Universitário, para recepcionar 2.800 novos estudantes na UEL. As aulas começaram no último dia 17 na UEL.
Os concertos são iniciativa da administração da Universidade, em parceria com a Casa de Cultura e Rádio UEL FM. Buscam, também, ampliar o público da orquestra. “Não do público pagante, mas de jovens que passam a ter contato com uma música bem feita e caprichada”, explica a encarregada da Osuel, Paloma Scucuglia Hammershlag.
Segundo Paloma, isso representa crescimento para todos. “Para os jovens, que, às vezes, ouvem um tipo de música não tão elaborada, e crescimento para nós também, da orquestra. Nossos concertos são frequentados por um púbico muito jovem. Aquela ideia de que concerto de orquestra é só público mais velho que vai, aqui para nós não é verdade. Temos um grande público jovem que frequenta regularmente e isso deixa a gente muito feliz. Significa que estamos cumprindo nosso papel”, argumenta.
O repertório inicia com Mozart, mas vai passear, também, por temas que tendem ao popular. “Temos tango e música brasileira com arranjos muito bons, que valorizam toda a instrumentação orquestral, especialmente cordas”, explica Paloma. Segundo ela, caso o público não seja muito habituado aos instrumentos de cordas (violinos, violas, violoncelos e contrabaixo), ao ver a orquestra pode ser que espere algo mais chato, músicas mais difíceis.
“Mas, acho que o público vai se surpreender com um repertório mais animado, digamos assim”. Ao todo, serão 9 violinos, duas violas, dois violoncelos e um contrabaixo. Os concertos começam com “Divertimento em D – 1º movimento”, de Mozart; seguidos de “Por una Cabeza” (Carlos Gardel); ”Libertango” (Astor Piazzolla); ‘Mourão” (Guerra-Peixe) e “Tico-tico no Fubá” (Zequinha de Abreu). Cada apresentação terá, em média, meia hora de duração, mas os músicos da Osuel estão dispostos a reapresentar o repertório, considerando que o público do RU envolve um grande fluxo de pessoas.
Programação de quarta-feira
Já nesta quarta (26), a atração no Restaurante Universitário é a banda de folk rock autoral londrinense Terra Celta. Também com shows ao meio-dia e às 17h30. Assim como a apresentação da Osuel desta terça, o show da Terra Celta das 12h terá transmissão ao vivo no canal do YouTube da TV UEL e na UEL FM.
Com 19 anos de estrada e todos os músicos formados pela UEL, a banda foi pioneira nesse gênero no Brasil. E vai se apresentar em setembro, pela quinta vez, no Rock in Rio. A Terra Celta é formada por Arrigo (acordeón), Bruno Guimarães (baixo), Eduardo Brancalion (guitarra e violão), Élcio Oliveira Filho (vocais, violino, gaita de fole, Tin Whistle/flauta original da Irlanda e Nyckelharpa/instrumento de cordas da Suécia) e Leonardo Cacione (bateria).
Com mais de 12 milhões de plays em plataformas como Spotify, 13 milhões de views no YouTube, milhares de seguidores no Instagram e no Facebook, carrega forte legado através do estilo que une elementos irlandeses e escoceses com o bom humor brasileiro e a originalidade de cada um dos seus integrantes.
Em 2025, a Banda Terra Celta completa 20 anos de trajetória, proporcionando uma experiência única a cada show, com letras autorais que abordam temas universais, comportamento humano, questões sociais e ambientais de uma maneira sutil e bem humorada. Ainda no repertório estão versões de músicas de pop-rock e músicas folclóricas de diferentes lugares do mundo, com um objetivo muito claro: fazer o público dançar.
É a segunda vez que a Terra Celta se apresenta no RU. A primeira vez foi em 2007, quando os músicos tinham apenas dois anos de banda e tocaram na comemoração de aniversário dos 17 anos da Rádio UEL. Outras quatro bandas fizeram show numa semana inteira dedicada à celebração, o “Circuito Universidade FM no RU”: Vitruvius, Samba Sim, Acorde Torto e Mudcracks. Os shows foram de 27 a 31 de agosto de 2007 e seus melhores momentos foram reprisados recentemente, num especial veiculado dia 15 de junho.
Aniversário
Desta vez, a Terra Celta faz o show de aniversário de 34 anos da emissora educativa da Universidade Estadual de Londrina, que completou mais um ano de história no último dia 6. Uma oportunidade para colocar os estudantes da UEL em contato com música autoral de qualidade e proporcionar diversão e entretenimento no campus, segundo o diretor-superintendente, Edyr Pedro. No último sábado (22), a rádio mostrou um especial da Terra Celta, disponível no site da emissora.
A realização dos shows com a Banda Terra Celta é da Rádio UEL FM e da UEL, com patrocínio da Fundação de Apoio à Universidade Estadual de Londrina (Fauel) e apoio do Bar Valentino. Os shows contam, ainda, com várias parcerias dentro da própria UEL: COM (Coordenadoria de Comunicação Social); equipe do RU e das pró-reitorias de Graduação (Prograd) e de Extensão, Cultura e Sociedade (Proex). A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) também apoia a iniciativa e vai instalar um bebedouro na área externa do RU para o público.
Prendas juninas
A jornalista Valéria Giani, da Rádio UEL FM, está na produção do show com a produtora da Terra Celta, Suzana Proença. Além da música de qualidade da banda como presente para o público, Valéria decidiu ampliar as “prendas” quem comparecer aos shows da Terra Celta no campus: guloseimas juninas. Saquinhos com doces estão sendo preparados pela equipe da rádio e serão distribuídos nesta quarta. Haverá, ainda, sorteio de camisetas e relógios da UEL FM. Ao todo, a Rádio estima um público de 6 mil pessoas para acompanhar as apresentações no campus nesta terça e quarta.
O RU serve, em média, de 2.500 a 4.500 refeições por dia, entre almoço e jantar, dependendo do cardápio. O cardápio desta terça é um dos “queridinhos” dos frequentadores: filé de frango, creme de milho, arroz, feijão e alface com banana de sobremesa. Já o cardápio vegetariano inclui hambúrguer de PTS (proteína texturizada de soja).
O cardápio de amanhã é carne ao molho, arroz, feijão, banana charmosa, chicória e laranja de sobremesa. Para os vegetarianos, PTS ao molho. A comunidade externa também é bem-vinda e pode comer no Restaurante Universitário. Neste caso, o valor da refeição é de R$ 15,00. No almoço, o RU funciona das 11h às 14h e no jantar, das 17h30 às 19h30.