Feira das Profissões registra mais de 17 mil visitantes e recorde em retenção de público

Número confirma média de 19 mil estudantes por ano na feira. Ao todo, 4.222 pessoas participaram do evento em dois turnos, um recorde.

A Feira das Profissões 2024 da UEL, realizada na última quinta-feira (15), recebeu 17.339 visitantes vindos de várias cidades do Paraná e do interior de São Paulo para conhecer a Universidade, seus cursos e projetos. O número é 21,45% menor que na edição de 2023, quando a instituição registrou 22.074 participantes. Contudo, a Administração avalia que o evento marca um recorde inédito no tempo de retenção de público, ou seja, visitantes que permaneceram na Feira por dois períodos. As informações são da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Sociedade (Proex).

Segundo o professor Paulo Liboni, diretor de Programas, Projetos e Iniciação Extensionista (Proex), as análises estatísticas são realizadas pela equipe do Programa de Educação Tutorial (PET) Matemática UEL, do qual ele é tutor. Liboni explica que nesta edição houve um acréscimo de 3 mil pessoas no quesito retenção de público em relação à 11ª edição da Feira, totalizando 4.222 pessoas que permaneceram no Campus durante dois turnos.

Um dos principais objetivos da Feira das Profissões 2024 foi a divulgação do Vestibular 2025 da UEL, que será em fase única, nos dias 17 e 18 de novembro, com Provas de Habilidades Específicas (PHE) agendadas para o dia 29 de setembro. As inscrições para o Vestibular da UEL podem ser feitas no site da Coordenadoria de Processos Seletivos (Cops) da Universidade, até o dia 9 de setembro.

“A gente diz com muita alegria que a cada edição a Feira das Profissões quebra um recorde ou outro, não importa qual, porque ela sempre traz mais informações, fica cada vez maior. Então, embora o número simultâneo de visitantes tenha ficado menor em relação ao ano passado, este ano nós tivemos um novo recorde, que é o número de pessoas que frequentaram a Feira por dois períodos. Então, isso é uma novidade muito interessante”, afirma.

Ana Márcia de Carvalho, João Garcia e Paulo Liboni, nos estúdios da UEL FM (Foto: Ricardo Lima/Rádio UEL FM).

A pró-reitora de Graduação, Ana Márcia Tucci de Carvalho, comemora os resultados e pondera que é preciso observar a aferição de público de um ponto de vista mais amplo, considerando a média das edições anteriores do evento.

“A Feira foi lindíssima! É um momento único para a Universidade receber os alunos do Ensino Médio que pretendem um dia estar aqui conosco e a comunidade que deseja conhecer mais de perto a UEL. Nós podemos fazer um balanço um pouco maior. Por exemplo, se pegarmos os dados desde 2018, temos uma média de público que gira em torno de 19 mil. Estou muito satisfeita com o nosso público. O trabalho foi muito bem realizado e refletiu o empenho de toda a organização”, enfatiza.

Fazendo as contas

O PET Matemática está elaborando um relatório técnico com todos os dados sobre a 12ª Feira das Profissões e informações sobre as metodologias utilizadas na aferição de público. O material estará disponível para consulta no site do programa nos próximos dias. Mas, quem quiser conferir dados de edições anteriores da Feira, já pode acessar os cálculos e informações metodológicas.

O estudante João Alexandre Zambaldi Garcia, de 21 anos, é um dos participantes do PET Matemática. Ele conta que a participação na Feira foi uma oportunidade única para aplicar os conhecimentos adquiridos e relata parte da experiência prática.

“Nós, alunos do PET, fizemos desde o trabalho de preparar os pontos de contagem até o processamento dos dados. Tivemos pontos no CCS, na Tenda Central perto da Biblioteca, no CCA, no Cefe, no Labesc, no CCB e no CTU. Nesses locais, marcamos um espaço de quatro metros quadrados no chão com fita adesiva… a contagem foi feita em determinados intervalos de tempo, verificando quantas pessoas passavam por lá. Depois, organizamos todos esses dados numa planilha de Excel e processamos com métodos estatísticos de estimativa de público”.

Acompanhe os detalhes das metodologias utilizadas na aferição de público (check-in eletrônico e metodologia estatística), na entrevista completa à Rádio UEL.