UEL FM 107,9 veicula sétima temporada do programa Mundo Sonoro a partir desta sexta (7)

UEL FM 107,9 veicula sétima temporada do programa Mundo Sonoro a partir desta sexta (7)

Programa semanal na UEL FM, "Mundo Sonoro" explora sonoridades e culturas de artistas das mais variadas partes do planeta, conectando culturas e ritmos.

Estreia nesta sexta-feira (7) a sétima temporada do Mundo Sonoro, programa da Rádio UEL FM 107,9, às 16h. Idealizado, produzido e apresentado pela jornalista Janaína Ávila, a transmissão leva o ouvinte para uma viagem através da música dos mais variados países, explorando sonoridades e culturas de artistas das mais variadas partes do globo, em uma cartografia da produção discográfica dentro do que a indústria se acostumou a chamar de world music.

Com reprise sempre nas segundas-feiras, às 21h, o programa Mundo Sonoro é uma incrível jornada musical e cultural, define o diretor de programação da UEL FM, Jersey Gogel. “Comemoramos uma produção que conecta culturas e ritmos de todo o mundo. Indo mais além: um programa que traz nas suas linhas e entrelinhas pautas importantes e necessárias, como a inclusão. Não é um programa que toca apenas no rádio. Ao explorar sonoridades globais e nos apresentar artistas de diferentes regiões do planeta através de uma curadoria competente e extremamente sensível, o Mundo Sonoro toca também na alma”, comenta o diretor.

De acordo com a jornalista idealizadora do projeto, o Mundo Sonoro está longe de ser um programa de música tradicional. “Gosto de trazer artistas que, a partir das raízes da música do próprio território, conseguem dialogar com a contemporaneidade, criando peças que conseguem captar toda a atenção de quem as escuta sem perder a ligação forte com o que podemos chamar de música de raiz. Os artistas que passam pelo programa têm em comum essa importância dada às raízes culturais na criação musical e uma forte ligação com o próprio território. E isso também para a nossa música brasileira, que sempre aparece no programa através de artistas que estão conseguindo alguma projeção no mercado internacional”, comenta.

Sétima temporada – No programa de estreia da temporada, a música judaico-sefardita, cristã e árabe-andaluza do Al Andaluz Project; a tradição Maori com os neozelandeses da banda Moana and the Tribe, os arranjos etno-dub dos poloneses da Warsaw Village Band & Bassałyki e ainda, algumas faixas do novo disco da Jupiter & Okwess, banda com integrantes de onze províncias diferentes da República Democrática do Congo e que carrega a bandeira do Bofenia Rock, recuperando ritmos e melodias do grande e esquecido Congo e misturando tudo ao groove urbano. O programa tem reprise na segunda-feira, às 21h.

Os artistas escolhidos para o primeiro programa, destaca Janaína, refletem a diversidade de cada nova edição: a pesquisa que dá uma nova vida a cânticos seculares, as músicas tradicionais com arranjos que dialogam com as novas gerações, os encontros entre artistas de países e culturas diferentes e que se conectam através da música e até mesmo, a atenção com assuntos que são notícias, como o recente conflito na RD Congo.

“Além dos temas universais, como o amor, a música do mundo carrega consigo muitas das lutas ligadas a determinado povo. Lutas pela liberdade, direitos, contra a exploração, corrupção, violências de vários tipos. A música realmente nos une e não conhece fronteiras”, completa Janaína Ávila. Ao longo da temporada, a música brasileira também tem espaço no quadro Brasil Sonoro, com artistas que estão conseguindo se destacar no mercado internacional, se sobressaindo nessa grande colcha de retalhos da global music.

Na programação desta sexta, a banda Jupiter & Okwess conta com integrantes de onze províncias da República Democrática do Congo. (Foto: Marcelo Quiñones).

Plataformas digitais – Além da programação na UEL FM, os “companheiros de viagem” do Mundo Sonoro contam com um vasto arquivo dos programas anteriores no site da emissora e uma consistente playlist no Spotify, hoje com mais de 2,7 mil músicas. As redes sociais do Mundo Sonoro no Facebook e no Instagram são constantemente atualizadas, com informações sobre os artistas e músicas selecionadas para cada edição do programa, como uma pequena enciclopédia da produção musical do mundo contemporâneo, com artistas que dificilmente conseguem furar a bolha do mainstream da indústria musical.

Serviço:

Mundo Sonoro – Sétima Temporada

Estreia, 7 de fevereiro, às 16h.

Na programação da UEL FM todas as sextas (16h) com reprises nas segundas (21h).

Produção e apresentação: Janaína Ávila.

Publicado em

É autorizada a livre circulação dos conteúdos desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, desde que citada a fonte.