Gesen e Instituto Não me Esqueças promovem encontros sobre Alzheimer

Gesen e Instituto Não me Esqueças promovem encontros sobre Alzheimer

Os encontros serão realizados no mês de setembro, dedicado à conscientização sobre a doença.

Thaynara Junqueira*

Agência UEL


No mês de conscientização sobre a Doença de Alzheimer – Setembro Lilás, o Grupo de Estudo sobre Envelhecimento (GESEN) e o Instituto Não Me Esqueças promovem encontros virtuais para falar sobre a doença. Serão oito lives com especialistas e convidados via plataforma digital.

As transmissões começaram no último dia 1º, com o tema “Conhecendo a Doença de Alzheimer”. O segundo encontro será na próxima sexta-feira (11), às 14h15, com o tema “Doença de Alzheimer: conhecer para cuidar” – via plataforma Google Meet. O convidado é o geriatra Marcos Cabrera, professor do Departamento de Clínica Médica do Centro de Ciências da Saúde (CCS). 

A agenda continua no dia 12, a partir das 10 horas com o “Grupo de Apoio a familiares e cuidado ao idoso em Londrina – o que conseguimos oferecer para os idosos”, com a Ana Karina Anduchuka, da Secretaria do Idoso.

Atividade do dia 11 de setembro (Divulgação)

Dia 15 de setembro, às 19 horas, é a vez do Fórum de debates: rede de atendimento e cuidado ao idoso em Londrina” – via Google Meet – com Ana Karina Anduchuka e Ana Carolina. ambas da Secretaria do Idoso, Dácio Villar do Conselho Municipal do Idoso, pró-reitoria de extensão da UEL, professora Mara Dellaroza, responsável pelo GESEN; Denilson Teixeira (UNATI); professora da UEL, Elaine Mateus, que atua no Instituto Não Me Esqueças.

A programação do mês segue com outro encontro, dia 17, às 19h30, com o tema “As alterações comportamentais na Doença de Alzheimer”. O convidado é o médico neurologista Fábio Porto, que participa de live transmitida pela rede social do Instituto Não Me Esqueças).  Dia 23 às 19h30 o tema da conversa é “Fatores de risco da Doença de Alzheimer”, com geriatra Lindsey Nakakogue, a live vai ser pelo Facebook do instituto.  

A conversa sobre “Direitos das pessoas com a Doença de Alzheimer e outras demências”, ocorre no dia 26 de setembro, às 10 horas (Google Meet), com a participação do advogado Eduardo Blanco e da assistente social, Samia Mustafa.  

Para encerrar o evento, dia 30, a partir das 19 horas, a programação traz o encontro “Conversando sobre Institucionalização”, com a mediação a psicóloga Mariana Mateus e com as convidadas Ana Karina Anduchuka (Assistente Social), Monica Marcello (Psicóloga e cuidadora), Jamille Sá Santos (Cuidadora) e Tania Truss (Cuidadora), por meio do Google Meet

Os encontros são abertos ao público e para quem não puder participar durante a transmissão ao vivo, pode acessar o material através da página no Facebook do Instituto Não Me Esqueças. 

Mais informações na página do GESEN

(*Estagiária na COM/UEL – sob supervisão).

Leia também