HU/UEL é o primeiro do país a permitir visita guiada ao paciente com COVID-19

HU/UEL é o primeiro do país a permitir visita guiada ao paciente com COVID-19

Objetivo é oferecer atendimento humanizado aos pacientes, familiares e colaboradores do Hospital,

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Agência UEL


Dia 28 de outubro comemora-se o Dia do Servidor. A direção e os gestores do Hospital Universitário da UEL (HU/UEL) programaram várias atividades pensando no bem-estar do colaborador, além de como ajudar neste momento delicado, em função da pandemia de COVI-19 há mais de seis meses, que transformou o ambiente hospitalar em um cenário de muita tensão.

Uma exposição, aberta esta semana, monstra várias ações práticas de humanização aplicadas no HU/UEL pelos gestores do hospital, dentro do projeto “Nosso Jeito de Cuidar e Acolher em Tempo de Pandemia”. As ações, que tem como objetivo oferecer um atendimento humanizado aos pacientes, familiares e colaboradores do hospital, permitem a aproximação entre pacientes e família, reduzindo as angústias e sofrimento.

(Divulgação)

A equipe gestora das ações de humanização do HU/UEL, entendendo a importância do contato entre família e paciente, iniciou, em abril, um projeto denominado “Central de Atendimento às Famílias”, que fornece, por telefone, informações sobre a evolução clínica do paciente. Os profissionais da Central, que funciona no Hospital de Retaguarda COVID-19, ligam para as famílias fornecendo informações e tirando dúvidas. O contato é diário e acontece das 9 às 11 horas e das 14 às 17 horas. 

Segundo a coordenadora do projeto Cida Ramalho, “nos casos em que a permanência dos pacientes ocorre por períodos muito longos de internação e sem visita dos familiares, resolvemos ir além e iniciamos, em junho,  visitas guiadas nas UTIs, uma prática que até então nenhum hospital com atendimento ao  COVID tinha permitido. Com isso, o HU/UEL se tornou o primeiro hospital do Brasil a proporcionar essa aproximação junto ao paciente e oferecer conforto para a família ao ver seu familiar pessoalmente”, explica.

Visitas – Antes de realizarem as visitas, cada familiar passa por um protocolo de recepção e acolhimento que inclui vários cuidados com a segurança: higienização das mãos, medição de temperatura, uso correto de máscara, higienização em casa após as visitas, uso correto de calçados durante a visita, entre outros cuidados. É a própria Central de Atendimento às Famílias que administra as orientações junto ao familiar.

Na entrada das UTIS há a presença de um psicólogo, um enfermeiro e um médico para esclarecerem dúvidas do visitante em relação ao caso do paciente e tratamento. Para aproximar mais ainda família e paciente, a equipe envolvida grava mensagens com os familiares. Em seguida, a mensagem é transcrita em forma de carta que é lida ao paciente, depois respondida por ele. A mensagem é fotografada e enviada à família por whatsapp.

Expectativas – O resultado das mensagens trocadas  superou as expectativas tanto que os servidores também estão recebendo recadinhos dos familiares como forma de reconhecimento e gratidão ao trabalho de qualidade e humanização proporcionado ao paciente e família.

Cida Ramalho revela ainda que o projeto é fruto da política de humanização da atual gestão e teve total apoio das diretorias. Dentre os projetos de humanização desenvolvidos para os colaboradores e pacientes estão o Se Liga na Música, Protocolo de Segurança para Uso Correto de EPI’s às Famílias dos Pacientes, além da Central de Atendimento às Famílias. 

Confira Programação completa do Dia do Servidor do HU/UEL – AQUI.

(Com texto, informações e FOTOS da Assessoria de Imprensa do HU/UEL).

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