Residentes do CCS produzem vídeo com dicas de alongamento

Objetivo é apontar medidas preventivas para preservar a saúde do trabalhador e prevenir lesões por esforços repetitivos.

Dicas práticas e úteis sobre alongamento direcionado para trabalhadores que estão desenvolvendo atividades de forma remota, ou seja, em home office. Este é o resultado de uma peça audiovisual elaborada pelas residentes do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família, do Centro de Ciências da Saúde (CCS). As residentes são Fernanda Freitas Gonçalves Leati e Tatiani Aparecida Silva Fidelis. As tutoras são as professoras Sarah Beatriz Coceiro Meirelles Felix, do Departamento de Saúde Coletiva, e Daniela Wosiack da Silva, do Departamento de Fisioterapia.

O vídeo produzido pelos residentes do CCS tem como objetivo apontar medidas preventivas para preservar a saúde do trabalhador e prevenir lesões por esforços repetitivos relacionados ao trabalho. Entre as dicas estão a indicação da postura correta ao sentar em frente ao computador, considerando a posição das pernas, da coluna, do pescoço e da cabeça. A peça é ilustrada com uma estudante da Residência que realiza os movimentos, mostrando como efetuá-los em segurança.

O vídeo justifica-se por causa do aumento dessa modalidade de trabalho, cuja realidade foi forçada pela pandemia de COVID-19, causada pelo novo coronavírus. Essa novidade deve continuar, mesmo depois do fim da pandemia. A Pesquisa de Gestão de Pessoas na Crise de Covid-19, da Fundação Instituto de Administração (FIA), revela que 94% das empresas afirmam que atingiram ou superaram suas expectativas com o teletrabalho. Cerca de70% planejam encerrar a prática ou reduzi-la para 25% dos funcionários.

A pesquisa foi divulgada pelo Portal UOL no final de julho. Confira – AQUI.