Prova de Residência Médica registra abstenção de 41 candidatos, 6% do total de inscritos

A lista dos aprovados nesta prova escrita será divulgada dia 22 de dezembro, às 17 horas.

Pedro Livoratti

Agência UEL

O total de 41, cerca de 6% dos 665 inscritos, faltaram à prova de Residência Médica da UEL realizada neste domingo (6), no Centro de Ciências Humanas (CCH) e no Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA), no Campus Universitário. Esse ano são ofertadas 100 vagas em 31 Programas credenciados pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM).

As provas foram aplicadas obedecendo todo o protocolo para evitar a transmissão do novo Coronavírus. A equipe da Coordenadoria de Processos Seletivos (COPS) distribuiu os candidatos em 31 salas, garantindo o distanciamento necessário. Os candidatos tiveram a temperatura aferida na entrada das salas e entregaram um formulário com informações sanitárias. O objetivo foi averiguar as condições de saúde de cada um nos últimos 15 dias.

São ofertadas 100 vagas em 31 Programas de Residências.

Protocolo – Segundo a professora Sandra Garcia, coordenadora da Cops, para realizar a prova foi requerida autorização por parte da Secretaria Municipal de Saúde, a partir da apresentação detalhada do protocolo seguido para garantir a aplicação da prova. Além do distanciamento, todos os fiscais utilizaram máscara e proteção facial. Em todos os locais de provas havia dispositivos com álcool gel (70%), para reforçar a higienização das mãos.

“A realização desta prova é fundamental para o Hospital Universitário (HU) da UEL. Em fevereiro haverá troca de parte dos médicos residentes”, definiu a Coordenadora. Segundo ela, a Comissão de Residência Médica (Coreme) do HU indicou a necessidade da prova presencial, como etapa importante na seleção. “A maioria dos candidatos cumpriu o distanciamento, evitando o contato físico”, enfatizou ela.

Resultados – A lista dos aprovados na prova escrita deste domingo será divulgada no próximo dia 22 de dezembro, às 17 horas, na página da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PROPPG). Os candidatos selecionados deverão enviar o Currículo Vitae, devidamente comprovado, via correio. O resultado final do processo de seleção será divulgado em 29 de janeiro, também no site da Proppg, após análise dos documentos e pontuação, considerando todos os candidatos aprovados.

Confira abaixo a relação das 31 especialidades ofertadas:

Anestesiologia

Angiorradiologia e Cirurgia Endovascular

Cardiologia

Cirurgia do Aparelho Digestivo

Cirurgia Pediátrica

Cirurgia Vascular

Clínica Médica

Dermatologia

Endocrinologia e Metabologia

Ecografia Vascular com Doppler

Gastroenterologia