Professor do CCS lidera organização de livro sobre toxicologia aplicada

Professor do CCS lidera organização de livro sobre toxicologia aplicada

Publicação tem a participação de 27 autores, pesquisadores da área. Eles são de renomadas instituições de pesquisa do país.

Reinaldo C. Zanardi

Agência UEL


O professor Tiago Severo Peixe, do Departamento de Patologia, Análises Clínicas e Toxicológicas, do Centro de Ciências da Saúde (CCS), é organizador do livro Toxicologia: Tópicos Aplicados, lançado pela editora Brazil Publishing, sediada em Curitiba. Ele liderou a organização do livro que tem, também, como organizadores Luciane Maria Ribeiro, do Conselho Regional de Farmácia (CRF) de São Paulo; Sérgio Graff, da empresa Toxiclin; e Carlos Eduardo Matos dos Santos, da empresa Altox. 

Professor Tiago Severo Peixe, do Departamento de Patologia, Análises Clínicas e Toxicológicas, do CCS (FOTO: Arquivo pessoal).

Tiago Severo Peixe explica que a publicação tem a participação de 27 autores consagrados e ativos na área de toxicologia com experiência prática. São professores universitários, médicos, farmacêuticos, peritos, químicos, biomédicos e farmacêuticos. O professor afirma que o objetivo do livro é promover a interação entre a universidade e as empresas. Ele considera que o produto apresenta um bom resultado. Confira o áudio.  

O professor Tiago Severo Peixe afirma que a toxicologia é uma área multiprofissional e tem objetivo de estudar a relação entre a exposição a substâncias químicas e os efeitos decorrentes dessa exposição. Essa área também estuda os danos causados pela exposição aos agentes químicos e as possíveis formas de controle. “Nesse livro, temos capítulos avançados como toxicologia regulatória, uma parte sobre toxicogenômica e assuntos relacionados a doenças reprodutivas a partir da exposição a substâncias químicas. É um trabalho bem completo e atende ao mercado nacional nessa área”.

Conceitos – “Com linguagem de fácil compreensão e aplicada, é leitura indicada a qualquer profissional que precisa do uso de toxicologia em suas funções e, também, para estudantes de graduação que estão à procura de conceitos e exemplos de como a toxicologia é utilizada e considerada para a liberação de medicamentos, produtos químicos, em doping e drogas de abuso, em alimentos e também no ambiente”. A afirmação é do professor titular em Toxicologia  Ernani Pinto, da Universidade de São Paulo, que assina a descrição do livro. 

Serviço – O livro pode ser adquirido no site da editora Brazil Publishing, por R$ 95,00, na categoria Ciências da Saúde e Farmácia. Para ter acesso ao site, clique AQUI.

Leia também