Estudante de Fisioterapia do CCS é coautora em capítulo de Atlas Digital de Histologia Sistêmica

Aluna do 3º ano compartilhou experiência com estudantes da 1ª turma do curso de Nutrição, a mais nova graduação da Universidade.

Willian C. Fusaro

Agência UEL

A estudante Victoria Cristina Gomes de Lima, do 3º ano de Fisioterapia, do Centro de Ciências da Saúde (CCS), passou por uma experiência empolgante e nova na última semana. Em encontro com alunos do mais novo curso da UEL, curso de Nutrição, do CCS, na aula de Histologia, expôs a própria experiência como coautora do capítulo Sistema Urinário do Atlas Digital de Histologia Sistêmica, lançado no final do ano passado pelo Departamento de Histologia (CCB). O livro é organizado pelos professores Fábio Goulart de Andrade e Osny Ferrari, do mesmo departamento.

Victória conta que recebeu o convite da responsável pelo capítulo de Sistema Urinário, a professora Daniela de Oliveira Pinheiro, do Departamento de Histologia. “Foi uma experiência muito interessante, que eu não esperava ter na graduação. Geralmente, estudantes de pós-graduação conseguem publicar capítulos de livro, e não graduandos”, afirma.

(Divulgação)

Para o projeto, a estudante conta que foi necessária primeiro uma longa revisão bibliográfica para assumir a tarefa de recolher imagens de células pelo microscópio, trabalho que levou meses para se concretizar. “Muitas das aulas de Histologia que tive no início da graduação foram muito importantes”, ressalta. Depois, a estudante legendou as imagens, que compõem o capítulo sobre o Sistema Urinário da publicação.

A experiência rendeu muitos frutos, segundo a estudante. Um deles foi reafirmar a paixão, que já existia, de seguir carreira acadêmica. “Sempre me interessei em ser professora e entrar em contato com um projeto, com pesquisa, logo no início da graduação foi bastante importante”, comenta a estudante.

Experiência – O objetivo da professora Daniela Pinheiro ao trazer a estudante para compartilhar sua experiência os ingressantes do curso foi deixar a aula mais dinâmica e trazer uma experiência de incentivo aos estudantes. “Com as aulas remotas, mesmo as atividades práticas, convidei a Victória para incentivar os alunos. Nada melhor do que alguém que tem uma linguagem próxima”, conta a professora, que observa orgulhosa o progresso da estudante. “Houve bastante interação entre eles. É animador trazer alguém que prove que é possível conseguir bons frutos através da pesquisa logo na graduação.”

Ferramenta – Segundo Fábio de Andrade, do Departamento de Histologia, um dos organizadores da obra, o Atlas continuou um trabalho iniciado em 2012, quando o primeiro atlas foi feito, oriundo do primeiro projeto de ensino. “Na época, elaboramos um atlas mais geral, sobre histologia básica”, afirma. Depois, a equipe lançou o segundo projeto de ensino, no qual organizou o segundo atlas, sobre Histologia Bucodentária, bastante utilizado por estudantes de Odontologia.

O Atlas Digital de Histologia Sistêmica é direcionado a estudantes de todas as áreas da Saúde, além de graduandos de Medicina Veterinária e Zootecnia, das Ciências Agrárias. Contou com a participação de nove professores e 22 estudantes de diversos cursos. O professor explica que, especialmente em uma dinâmica de aulas remotas durante a pandemia, o atlas acaba contribuindo bastante para melhorar a relação dos estudantes com as atividades práticas.

“Alunos que antes podiam utilizar o laboratório estão, hoje, impossibilitados de ter esse contato. Mas, com essa ferramenta, que já era utilizada antes como fonte, ter acesso a imagens de tecidos ficou mais fácil sem depender de um laboratório”, detalha Andrade. A publicação está no ar há dois meses e já vem rendendo muitos frutos, segundo o organizador: pesquisadores já estão entrando em contato para ter acesso ao material, que é disponibilizado gratuitamente pelo site da UEL.

O Atlas Digital de Histologia Sistêmica pode ser acessado gratuitamente. Acesse também o Atlas Digital de Histologia Básica e o Atlas Digital de Histologia Bucodentária.